Oficina de circo é opção gratuita para crianças em julho

A partir do dia 5, vai acontecer uma ampla programação infantil, aproveitando o período das férias escolares


Durante o mês de julho, O Centro Cultural Pátio das Américas, em São José dos Campos, vai oferecer durante as férias de julho o 'Magia no Circo', uma estrutura circense para crianças, desde bebês até 12 anos, com diversas atividades e oficinas, tudo de forma gratuita para a garotada. O local vai contar com estações fixas de entretenimento e também a área específica circense.  A partir do dia 5, vai acontecer uma ampla programação infantil, aproveitando o período das férias escolares. O Centro Cultural fica na Avenida Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius.

O 'Magia do Circo' é uma produção artística, educativa e cultural que visa levar atividades temáticas sobre a arte circense, com atividades lúdicas adequadas e divididas para cada faixa etária. As atividades serão divididas para que as crianças participantes experimentem e aprendam as mais diversas formas de expressão dos artistas do circo. Com uma estética, cores e materiais pensados para estimular a imaginação e a criatividade, os espaços de brincar serão transformados em picadeiros.

Estrutura.

A estrutura do 'Magia do Circo' no Pátio das Américas conta com fraldário e jogos para bebês, voltados para as crianças de até três anos, acompanhadas pelos responsáveis. O Espaço da Artes, para crianças de 4 a 12 anos, conta com atividades como pintura facial, recorte, colagem e massinha. O espaço Jogos de Movimento é um circuito de expansão corporal, também para crianças de 4 a 12 anos, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento físico e na melhoria da coordenação motora inspirados em trapezistas e equilibristas circenses. A área de Jogos Educativos aposta em atividades de concentração, para a mesma faixa etária, com o objetivo de desenvolver a lógica, mágica, ilusionismo e jogos de tabuleiro. No Picadeiro, que fica no palco principal, vão acontecer as atividades temáticas.

Programação - atividades gratuitas.

TEATRO
OFICINA DE PALHAÇO "CLOWN", MÍMICAS E MAQUIAGEM

Datas: 5, 6 e 7 de julho de 2019

Dias e Horários: Sexta, das 19h às 21h e Sábado e Domingo, das 14h às 16h
Local: Centro Cultural Pátio das Américas

CORPO

CIRCUITO CIRCENSE COM TRAPÉZIO E EQUILIBRISMO
Datas: 12, 13 e 14 de julho de 2019
Dias e Horários: Sexta, das 19h às 21h e Sábado e Domingo, das 14h às 16h
Local: Centro Cultural Pátio das Américas


OFICINA DE MALABARES "CARIOCAS E PELOTAS"
Datas: 19, 20, e 21 de julho de 2019
Dias e Horários: Sexta, das 19h às 21h e Sábado e Domingo, das 14h às 16h
Local: Centro Cultural Pátio das Américas

MÚSICA

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL "OS SALTIMBANCOS"
Datas: 26, 27 e 28 de julho de 2019
Dias e Horários: Sexta, das 19h às 21h e Sábado e Domingo, das 14h às 16h
Local: Centro Cultural Pátio das Américas

ATIVIDADES RECREATIVAS E CIRCENSES
Datas: de 05 a 28 de julho de 2019
Dias e Horários: Segundas, Terças, Quartas e Quintas, das 14h às 18h; Sextas, das 18h às 21h e Sábados e Domingos, das 13h às 19h

Local: Centro Cultural Pátio das Américas

As brincadeiras da programação infantil

Corda - As brincadeiras com corda, completam a diversão e o exercício de todas as idades. Mais do que brinquedo, ela é responsável por ajudar no desenvolvimento de várias habilidades infantis. A criança aprende a contar, desenvolver noções de tempo, altura, velocidade... E vamos falar sério, quem não gosta de pular corda?

Elástico - Aprender brincando é o lema das brincadeiras lúdicas, em um contexto em que as crianças conseguem expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. O elástico uma verdadeira oportunidade de brincar, se divertir e ainda enriquecer seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades.

Bambolê -  Rebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura. Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e nas pernas.

Twister - O Twister é jogado em um tapete de plástico de grandes dimensões com características de jogo de tabuleiro. Com quatro fileiras de grandes círculos coloridos, nele os jogadores precisam revezar pés e mãos nas esferas amarelas, azuis, verdes e vermelhas, conforme indicado por sorteio, mantendo o equilíbrio.

Batata-quente - Brincar de Batata quente é muito divertido e a única coisa que será necessária é uma batata, mas pode ser uma bola pequena ou qualquer outro objeto que tiver à disposição. A brincadeira pode ser com cinco ou mais participantes e estimula a agilidade, atenção, coordenação motora e promove a socialização.

Atividades de Colorir - Existem vários desenhos para colorir e pintar que podem ser usados, estão bem misturados e trazem detalhes que ajudam a criança a usar várias colorações diferentes, o que estimula mais a criatividade.

Massinha - Brincadeiras com massinha para liberar a criatividade dos pequenos e deixar a imaginação correr livre.

Recorte e Colagem - O recorte e a colagem são procedimentos de inesgotáveis possibilidades e de variações, que atingem todas as faixas etárias.

Lego - Através desse brinquedo de blocos de montar, extraímos muitos benefícios e é excelente para a imaginação das crianças.

Blocos Lógicos - As caixas com blocos devem ser distribuídas para as crianças, que devem ser orientadas a olhar, manusear e brincar com os blocos.

Quebra-Cabeça - Os quebra-cabeças são um jogo que exige que as crianças se fixem bem na peça que escolheram e sejam capazes de analisá-la para procurar outras peças que tenham semelhanças com o desenho, forma, cor, etc.

Dama - O aprendizado de jogos de tabuleiro incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração.

Arara de Fantasias - Diversas fantasias para se vestir dos seus personagens preferidos.

Pintura facial - As crianças gostam de se transformar em gatos, princesas, palhaços, super-heróis. A maquiagem de fantasia torna isto possível.