Novos caminhos da beleza masculina reinventam o conceito de barbearia

Docente do Senac Pindamonhangaba avalia a importância da formação profissional para a prosperidade do negócio


Cuidar da aparência deixou de ser uma preocupação exclusiva da mulher para fazer parte da rotina do homem atual, aberto a buscar por cuidados especializados que vão além do corte de cabelo. Essa mudança de comportamento vem transformando o mercado e abrindo espaço para as barbearias, que por muito tempo foram consideradas um serviço ultrapassado, mas estão ressurgindo com um novo conceito.

Ana Lídia Carvalho, docente da área de beleza e estética do Senac Pindamonhangaba, explica que o público masculino tem valorizado cada vez mais o conforto, a praticidade e os serviços oferecidos por profissionais qualificados. "Esse combo direciona o setor para os barber shops, que além do corte de cabelo e do serviço de barba, oferecem um ambiente onde o cliente pode descansar com a oferta de um lobby bar, e até fazer reuniões de negócios enquanto se cuidam".

A docente comenta que os procedimentos que exigem conhecimento técnico-científico, como massagens e tratamentos capilares, também caíram no gosto dos homens. "A área da beleza está em constante crescimento, com lançamentos de produtos e equipamentos cada dia mais avançados e que geram alta performance. Isso demanda formação do profissional em academias e escolas especializadas que possam oferecer capacitação adequada", diz.

Ana Lídia destaca que o profissional completo é aquele que domina técnicas de cortes clássicos e finalização de cabelos, linha fade, barba, químicas capilares, tem conhecimento de patologias de couro cabeludo e pele, tricologia e morfologia capilar, cosmetologia estética e biossegurança, oferece atendimento diferenciado e ainda tem noções de administração.

"Saber gerenciar ajuda a posicionar a empresa no mercado, agrega valor ao negócio e gera percepção positiva do cliente sobre a marca. Quando o negócio é bem administrado, além de abrir o leque de oportunidades para o profissional masculino com inovação e requinte, gera uma renda promissora", conclui Ana Lídia.

Serviço:

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 - Santana - Pindamonhangaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba