Nova Tarifa Branca de Luz poderá ser aderida a partir de Janeiro

O preço da energia elétrica vai variar de acordo com a hora do dia


A partir de janeiro, o preço da energia elétrica vai variar de acordo com a hora do dia. Por exemplo, no começo da noite, quando o consumo costuma ser maior, a energia será mais cara que na hora do almoço. Essa é a chamada tarifa branca. Ela não é obrigatória: os consumidores podem decidir se querem a mudança ou se preferem continuar como estão hoje.

Atualmente, não faz nenhuma diferença na conta de luz se você utiliza mais energia elétrica pela noite ou pela manhã, de segunda à sexta ou em determinados momentos do dia. O preço se mantém o mesmo para qualquer hora e dia da semana. Em breve, será possível optar por continuar neste modelo ou adotar a tarifa branca.

Para quem optar pela tarifa branca, o preço da energia mudará ao longo do dia e será diferente para dias úteis e fins de semana. Nos dias úteis, haverá três faixas de preço: horário de pico, intermediário e fora de pico. Nos fins de semana e feriados nacionais, valerá apenas o preço do horário fora de pico.

Ainda que o projeto passe a valer para a maioria das famílias brasileiras apenas a partir de 2020 (consumo médio entre 150 e 200 kWh por mês), as concessionárias de energia elétrica afirmam que é preciso avaliar com cuidado seus hábitos de consumo, como por exemplo, os horários em que a família utiliza aparelhos que consomem muita energia, ou o período em que muitos moradores estão na residência. Se for no horário de pico para a sua região, então não será uma boa opção. A alternativa é bem-vinda para aqueles que estudam ou trabalham no período da noite, usufruindo da energia no período de manhã e tarde, onde o consumo geral é menor.