Lola Quem Fez realiza 1° festival de Palha Italiana em São José dos Campos no mês de setembro

Festival acontece entre os dias 2 e 30 de setembro com oito deliciosos sabores; evento contará também com sorteio via Instagram de 2kg do doce


A Lola Quem Fez Cake e Design e café realiza entre os dias 2 e 30 de setembro seu 1º Festival de Palha Italiana em São José dos Campos (SP). O doce que já caiu nas graças do público e frequentadores da casa, terá durante o Festival, oito sabores especiais criados pela Chef Fabíola Marques, a 'Lola'.

As opções serão: palha italiana tradicional, café com bolacha de chocolate, ninho com bolacha óreo, churros, prestígio, paçoca, mais as palhas recheadas de ovomaltine e ninho com nutella.

E no período do Festival, será realizado um concurso por meio do Instagram, presenteando a foto ou vídeo mais criativo dos clientes comendo a palha. O vencedor levará para a casa dois quilos de palha italiana, onde o ganhador poderá escolher dois sabores sendo um quilo de cada.

"Para participar, o cliente deverá curtir a página da Lola Quem Fez no Instagram e postar em seu feed uma foto ou vídeo criativo com a palha, comendo a palha, do jeito que ele quiser e nos marcar @lolaquemfez. No dia 3 de outubro vamos divulgar o vencedor", comentou Fabíola Marques uma das sócias da empresa.

Apesar de a palha tradicional ser à base de brigadeiro e bolacha Maria, a criação de novos sabores tem crescido no mercado. "Fizemos uma versão pequena para um casamento e a pedido da noiva começamos a criar outros sabores. Colocamos na vitrine, os clientes aprovaram e não podem mais faltar. Foi assim que a ideia do festival surgiu", reforçou a chef.

Origem do doce

Você sabia que a Palha Italiana é Brasileira? Isso mesmo. A Palha italiana é um doce feito a base de leite condensado, açúcar e chocolate e biscoito triturado. Com origem controversa é um doce de origem Brasileira. Diferente do que se imagina a origem do doce não é nem portuguesa nem italiana.

Dados históricos dizem que sua provável origem está no sul do país. Assim como o brigadeiro, a palha é feita basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influência da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que foram para o sul do Brasil quando vieram.

A origem do nome "Palha" acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de chocolate, que é um doce português o qual em sua receita além do biscoito conhecido como Maria, leva também amêndoas sem pele, ou seja, sem palha (nome dado à casca da amêndoa). No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte "Italiana" do nome é devido à comunidade italiana que vive no sul.

Serviço

Lola Quem Fez Cake Design e Café

Endereço: Avenida Andrômeda, nº 3.603 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos (SP)

Contatos: (12) 3204-3453/99149-3667

Horário de atendimento:

Segundas, terças e sábados - das 9h às 18h

Quartas, quintas e sextas-feiras - das 9h às 19h