Instabilidade climática faz Defesa Civil intensificar monitoramento em áreas de risco em São Sebastião

O município entrou em estado de atenção, segundo o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), logo após a chuva na manhã da última sexta-feira (21)


A Prefeitura de São Sebastião informa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Defesa Civil, que intensificou o monitoramento das áreas de risco do município em razão da instabilidade do tempo e previsão de mais chuvas.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, afirmou que as equipes da Defesa Civil realizam vistorias pelos locais que registraram ocorrências com as últimas chuvas e que estão propensos a novos incidentes.

"Ainda estamos com algumas remoções pelo encharcamento do solo que persiste devido ao acumulado, e as chuvas que continuam", considerou o prefeito Felipe Augusto.

O município entrou em estado de atenção, segundo o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), logo após a chuva na manhã da última sexta-feira (21), quando foi registado mais de 200 milímetros de chuva, e ocasionando dezenas de desalojados e desabrigados.

"Estamos em alerta pelas novas condições climáticas. Equipes percorrem os bairros com maiores índices pluviométricos e estamos alertando os bairros através dos nossos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) , e também pelas redes sociais", explicou o Coordenador de Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso.

O Governo Municipal redobra a atenção nas próximas 72 horas, nas áreas de encosta e se atenta aos sinais de movimentação de massa, tais como, trincas em solo e residência, nos bairros de Costa Norte e Costa Sul do município.

A Defesa Civil permanece com o monitoramento das áreas de risco do município e pede para população que em caso ocorrência ligue para o número de atendimento no telefone 199.

Alerta da Marinha

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta para formação de uma frente fria que poderá provocar ventos fortes atingindo a costa de São Sebastião.

O aviso de mau tempo informa sobre a intensidade de até 74 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), Paraná e São Paulo, ao sul de Santos (SP), pode chegar até o dia 27 pela madrugada.

O alerta da Marinha continua para que as embarcações consultem as condições do tempo e do mar antes de irem ao mar e, ainda, que banhistas consultem guarda-vidas antes de entrar no mar.