Incêndio atinge torre da Revap em São José dos Campos

Chamas foram contidas pela brigada após cerca de duas horas e meia


Um incêndio atingiu a torre da Revap, por volta das 6h desta segunda-feira (21). As sirenes foram acionadas pela brigada de incêndio e a portaria da refinaria foi fechada.

O incêndio foi contido após cerca de duas horas e meia. A torre fica em uma unidade de tratamento de água da refinaria.

Esta é mais uma grave ocorrência de acidente na refinaria durante a parada de manutenção, que começou no dia 25 de setembro. No dia 29 de setembro, um grande incêndio atingiu um tanque de armazenamento de óleo, que havia explodido dois dias antes.

O Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região também recebeu a denúncia de que a Revap está retirando da programação de manutenção vários itens importantes para a segurança das operações da refinaria. O objetivo seria acelerar a retomada da produção na unidade.

Em meio à Campanha Salarial, os petroleiros da Revap rejeitaram, na última semana, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) e aprovaram a participação na greve que está sendo construída pela categoria em todo país e deve ser iniciada nos próximos dias.

Segundo a denúncia recebida pelo Sindicato, a refinaria também teme que a greve atrase a retomada da produção.

"O Sindicato já fez uma denúncia formal junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a negligência com a segurança na refinaria e irá reforçar esta denúncia diante dos vários acidentes que vem ocorrendo durante a parada. Estamos solicitando uma reunião com a gerência da Revap e vamos pedir ao MPT uma auditoria de emergência em relação às condições de segurança na refinaria", afirma o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.