Estação Casa Amarela promove Roda de Conversa com Oreme Ikpeng, do Xingu

Ativista ambiental e técnico em Agroecologia irá compartilhar conhecimentos importantes na preservação da natureza e reflorestamento através das sementes nativas sagradas


A Estação Casa Amarela de Caçapava irá receber Oreme Ikpeng no dia 6 de setembro (sexta-feira) das 9h às 12h, para uma Roda de Conversa onde irá expor todo o propósito de seu trabalho realizado há 10 anos visando o reflorestamento das nascentes do Rio Xingu através da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX), bem como o apoio às coletoras de sementes nativas do Movimento das Mulheres Yarang,do povo Ikpeng (Mato Grosso).

Ativista ambiental aos 16 anos, Oreme acompanha sua mãe desde sua infância na coleta e replantio de árvores em áreas degradadas principalmente pelas plantações de soja, no entorno do Parque Nacional do Xingu. Sua origem pertence à aldeia Moygu onde, apoiando sua mãe, organizaram ao longo de 10 anos o movimento chamado Mulheres Yarang, o qual consiste na coleta e venda de sementes nativas visando o reflorestamento, que faz parte da Rede de Sementes do Xingu, projeto apoiado pelo Instituto Socioambiental.

O bate papo será bem rico em detalhes, onde serão abordados os seguintes temas: História e cultura do povo Ikpeng; Cultura dos cultivos de roça do povo Ikpeng; Coleta, armazenamento e plantio das sementes nativas; Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX); Movimento das Mulheres Yarang.

A palavra Yarang, na linguagem indígena, significa formigas cortadeiras, as quais trabalham em grupo recolhendo galhos e folhas, saindo e voltando juntas em um trabalho colaborativo com muita união e perseverança, o que levou ao nome do Movimento da Mulheres Yarang, inspirado no comportamento dessas formigas, contribuindo para o equilíbrio da natureza.

Oreme Ikpeng irá passar por várias cidades do Vale do Paraíba e região, difundindo todo seu conhecimento aos que se interessarem apoiar essa causa nobre, promovendo a integração entre floresta, campo e cidade através do Movimento Agrofloresta:

- 05/09, Quinta-feira às 14h e 16h - Roda de Conversa.

Local: Escola Estadual Maria Aparecida no bairro Nova Caçapava, em Caçapava.

- 06/9, Sexta-feira das 9h às 12h - Roda de Conversa.

Local: Estação Casa Amarela - Rua José Ludgero de Siqueira, 32 - Vila São João, em Caçapava.

- 06/9, Sexta-feira às 19h: Palestra Movimento Mulheres Yarang.

Local: Faculdade Anhanguera, em Pindamonhangaba.

- 07/9, Sábado - das 14 às 17h: Agrofloresta, agroecologia e culturas de roça do povo Ikpeng e plantio de muvuca.

Local: Sítio Desperto, em Caçapava.