EDP instala usina solar no Hospital do Grupo de Assistência ao Câncer - GACC

Usina Solar inicia seu funcionamento, gerando energia utilizada para salvar vidas de centenas de crianças e jovens em tratamento de câncer


No mês que se reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer infanto-juvenil em hospitais especializados, o Setembro Dourado, a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, oficializa a entrega de uma usina solar de energia no Hospital do Grupo de Assistência à Criança com Câncer - GACC, localizado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sendo o único hospital especializado de toda a região.

O evento de inauguração foi realizado hoje (11), e contou com a presença de representantes da EDP, do Hospital GACC Vale e de autoridades municipais. Durante a cerimônia também foi oficializada a entrega da doação, por meio do Instituto EDP, de R$ 100 mil para o Hospital. 

O sistema de geração solar instalado no Hospital GACC Vale conta com 570 módulos fotovoltaicos fixados no telhado da instituição, em uma área de aproximadamente 1.400 m². Conectado à rede da EDP, o sistema tem uma potência instalada de 151 quilowatt pico (kWp), e o volume de energia gerada é suficiente para abastecer mais de 900 residências com consumo médio de 250kWh/mês.

O projeto foi idealizado e construído pela EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, e custeado por meio da Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética - PEE, da Distribuidora EDP São Paulo, que aportou cerca de 65% do total do investimento.

Além da redução da conta de energia, por ser uma tecnologia limpa que não lança poluentes na atmosfera, com o sistema, ao longo de 25 anos será possível evitar a emissão de aproximadamente 320 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de cerca de 2.000 árvores. Por meio do projeto também foram substituídas 1.501 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. Os dois projetos combinados evitarão aproximadamente 350 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 2.150 árvores.