Detran.SP discute ações para o trânsito do Vale do Paraíba

Região forma o terceiro maior conglomerado do Estado, com 1,5 mi de veículos e 1,2 mi de motoristas


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) participa, no dia 20 de agosto, a partir das 8h30, em Aparecida (SP), do 1º Encontro de Educação para o Trânsito da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O evento é organizado por um comitê de cidades e órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais, com o objetivo de promover a integração, a troca de conhecimento e experiências e programas para a educação no trânsito na região.

O Vale do Paraíba, composto por 39 cidades, é a terceira maior região metropolitana do Estado, com 2,52 milhões de habitantes, atrás apenas das regiões de São Paulo e de Campinas, e conta com 1,52 milhão de veículos e 1,28 milhão de motoristas.

Serão destinados 10 minutos para apresentação de cada órgão de trânsito. O governo do Estado de São Paulo, por meio do Detran.SP, vai apresentar o Programa de Mobilidade Ativa (Moba), voltado para o fomento de ações para o trânsito (veja abaixo).

Já os representantes do Programa Respeito à Vida, também do governo estadual e que envolve nove secretarias para promover ações com foco em segurança no trânsito, vão apresentar dados do Infosiga SP, plataforma online que concentra registros de acidentes fatais de trânsito em todos os municípios paulistas.

"O Detran.SP tem muito orgulho em promover e participar de encontros como esse. Nosso trabalho tem como foco a educação no trânsito e a união com os municípios", disse Eduardo Chaves da Silva Gomes, superintendente do Detran.SP no Vale do Paraíba.

"O Respeito à Vida tem como papel articular iniciativas e soluções junto aos atores do trânsito. A formação do Comitê no Vale do Paraíba é uma iniciativa louvável e que conta com nosso apoio. Certamente, novos projetos resultarão desse grupo para tornar o trânsito da região ainda mais humano e seguro", afirmou a coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa.

Os encontros acontecerão no auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida. Participam ainda as polícias rodoviárias estadual e federal; as prefeituras de Aparecida, Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Mogi das Cruzes; e as concessionárias de rodovias CCR Nova Dutra e Tamoios, além da diretoria da Basílica.

Todos os 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão convidados.