CONSEG demonstra preocupação com dados sobre acesso de menor ao álcool e droga em Pinda


Em reunião na noite do último dia 03 de julho, o Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba demonstrou grande preocupação em relação ao estudo apresentado pela Coalizão que apontou fácil acesso de adolescentes e jovens ao consumo de álcool e drogas.

O trabalho realizado pela Associação Pró Coalizões do Brasil foi apresentado pela Diretora Eliane Prado Marcondes e ouviu 311 jovens de 11 a 18 anos em 5 escolas estaduais do município (localizadas na região central, Moreira César, Araretama e região leste). O estudo apontou que o número de menores que usaram qualquer tipo de droga (lícita ou ilícita) nos últimos 30 dias cresceu de 11% para 32%. “As drogas mais citadas foram vodka, cerveja, cigarro, catuaba e maconha; mas também tivemos citações de heroína, crack, remédios e outras”, afirmou Eliane.

Outro levantamento realizado e que chamou a atenção foi uma ação orientada em que um menor adentrou a 57 estabelecimentos comerciais de Pinda e Moreira César (supermercados, lanchonete, entre outros) em horário comercial e destes, 48 não ofereceram nenhum tipo de questionamento ou resistência tendo facilitado a venda e fazendo com que o menor tivesse o acesso ao álcool ou droga.

“Realmente foi chocante o estudo que ainda está sendo finalizado e mostra que devemos unir a nossa sociedade. É alarmante ver 84% de estabelecimentos comerciais, com alvará agindo dessa forma. O CONSEG vai participar deste trabalho e apoiar toda iniciativa visando o cumprimento da lei”, afirmou Alexandre Pió.

Outras pautas discutidas

A reunião contou com a presença da Delegada Dra. Renata Lourenço, que participou pela primeira vez como representante da Polícia Civil e apresentou-se ao público presente. “Estou há 11 anos na Civil tendo trabalhado no Litoral Norte e em São José, mas agora muito feliz com o desafio de servir em minha cidade natal, como titular do órgão”.

Em nome da Polícia Militar o Tenente Marcos Tadeu esteve na reunião e apresentou dados sobre a produtividade da PM destacando a apreensão recorde de drogas no município até junho e a reunião com a Promotoria Pública onde discutiu-se as ações sobre o fluxo de jovens nas praças centrais da cidade.

A reunião ainda contou com a presença do Secretário de Proteção da Prefeitura local, José Sodário Viana e diversos representantes de bairro, entre eles Parque das Palmeiras, que apresentaram solicitações de melhorias na segurança pública.

O próximo encontro do CONSEG Pinda será realizado dia 07 de agosto. Qualquer cidadão pode participar das reuniões. Visite a página do CONSEG Pinda no Facebook: https://www.facebook.com/ConsegPinda.