Confira dicas para limpar e organizar a geladeira e o freezer


Para que os alimentos da geladeira e do freezer durem por mais tempo, é necessário limpar a organizar esses eletrodomésticos da maneira correta. Dessa forma, fica muito mais fácil e prático conservar esses alimentos e manter uma geladeira sempre organizada.

Confira algumas dicas abaixo.

Como limpar e organizar a geladeira?

Ovos: mantenha na caixa original, uma vez que a caixa de papelão é ideal para a conservação.

Leite: deixe o leite nas prateleiras mais frias, ou seja, nas de cima. Dessa forma, ele não azeda.

Laticínios: iogurtes, queijos e creme de leite também devem ser colocados nas prateleiras mais frias.

Carne crua: sempre deve ficar no congelador. No entanto, antes de descongelá-la, coloque-a primeiramente na prateleira mais fria da geladeira. Lembre-se de colocar um pote embaixo para que a água descongelada não caia ou pingue em outros alimentos.

Legumes e verduras: guarde-os nas gavetas. Esse é o local ideal para eles, uma vez que precisam de pouca umidade para se manterem sempre frescos. Além disso, deixe-os sempre em sacos plásticos amarrados de forma frouxa.

Frutas: assim como os legumes e vegetais, as frutas também devem ficar na gaveta e em sacos plásticos. Apenas as frutas cítricas, como a laranja e o limão, podem ficar “livres”.

Embutidos: tanto os embutidos quanto as sobras de comida devem ficar nas prateleiras do meio, uma vez que são alimentos com bastante rotatividade.

Manteiga: deve ser guardada em um pote bem fechado e na prateleira dos laticínios.

Condimentos: maionese, ketchup, mostarda e temperos devem ficar na porta.

Sucos naturais, refrigerantes e água: também devem ficar na porta da geladeira. Contudo, os sucos industrializados devem ficar nas prateleiras mais frias (em cima).

Como limpar e organizar o freezer?

Separe os alimentos por tipo. Logo, cada área terá um tipo de alimento. São eles: carnes, frangos, massas, sobremesas, hortaliças, entre outros. Dessa maneira, os cheiros não se misturam. Aproveite e etiquete tudo. Assim, fica muito mais fácil achar os alimentos.

Além disso, posicione os alimentos congelados de acordo com a data de validade. Logo, os que vencerão antes devem ficar na frente. Também deixe na frente os alimentos usados com mais frequência. Evite deixar o refrigerador sempre lotado. Deixe um espaço vazio para que o ar possa circular.

Na hora de limpá-lo, tire da tomada e retire tudo que estiver lá dentro. Quando estiver totalmente vazio e sem gelo, passe bicarbonato de sódio e água em seu interior e esfregue bem. Já as prateleiras podem ser lavadas com água morna e detergente. Essa mesma limpeza vale para o freezer horizontal.