Como surgiram as siglas usadas na internet, como "WWW" e "http"?

As letras que levam a um site indica até o tipo de entidade que o criou.


Os símbolos e siglas firam surgindo aos poucos, acompanhando a própria evolução da internet. Os primeiros estudos a respeito da criação de uma  enorme rede de comunicação entre computadores começaram em 1962. Na época, Estados Unidos e União Soviética mediam forças para ver quem era a potência mais forte do planeta e os norte americanos estavam pesquisando uma forma de comunicação militar que fosse imune a bombardeios e outros tipos de ataque.

Em 1969, a Arpa - sigla em inglês para Agência de Pesquisas e Projetos Avançados -, um órgão ligado ao Pentágono, conectou computadores de quatro universidades americanas. Esse sistema ficou conhecido como Arpanet e com o seu desenvolvimento foi possível estabelecer conexões internacionais entre Estados Unidos e universidades da Inglaterra e da Noruega em 1973.

Até então, siglas como "http" e "www" ainda não haviam entrado na história. Elas começaram a ser usadas a partir do final dos anos 80. Em 1989, o cientista inglês Tim Berners-Lee, do Laboratório Europeu de Física de Partículas, na Suíça, propôs a criação de um novo sistema de comunicação entre computadores. Ele sugeriu o uso de hipertexto, um formato de organizações em que texto e imagem ficam interligados e onde era possível consultar dados citados em outros documentos relacionados ao mesmo assunto.

Ao padronizar esse tipo de comunicação entre vários computadores, Berners-Lee criou o famoso "http", a abreviação para hypertext transfer protocol ("protocolo de transferência de hipertexto"). Logo no início da década de 90,o cientista inglês continuou desenvolvendo seu sistema, mas com o objetivo de divulga-lo no mundo todo, ideia que acabou mesmo pegando.

Assim nascia o "WWW", abreviatura para word wide web, algo como "rede mundial", por onde circulariam essas informações em formato de hipertexto. A internet estava pronta para se popularizar, tarefa facilitada pelo surgimento de programas especiais de navegação pela rede, como o Netscape (1994) e o Internet Explorer (1995).

As letras que levam a um site indica até o tipo de entidade que o criou.

http://WWW.site.com.br

- Hipertext transfer protocol ("protocolo de transferência de hipertexto") é a expressão que está atrás da sigla "http". Ela indica o padrão adotado para organizar informações (em hipertexto) que circulam entre os computadores.

- A sigla "WWW" é a abreviação de word wide web ("rede mundial"), o sistema criado para distribuir mundialmente essas informações organizadas em hipertexto. Seu uso no endereço de um site não é obrigatório.

- A palavra "site" é o chamado domínio, ou seja, o nome ou a marca fantasia da instituição que o mantém na rede. Esta é a principal de um endereço eletrônico, ajudando a diferenciar uns dos outros.

- O "com" é uma sigla usada para identificar o tipo da organização que tem o site. No caso, uma organização comercial. Existem outras siglas, como "edu" (entidades educacionais), "org" (organização não-lucrativa) e gov (governamental).

- Por último vem a identificação do país ao qual o domínio pertence. Esse "br" mostra que se trata de um site do Brasil; França é "fr"; Argentina é "ar" e por aí vai. Só os Estados Unidos não usam essa identificação, pois no início só havia internet lá.