As vantagens de morar perto de um parque

vantagens e desvantagens


Diversos fatores influenciam quando é decidido comprar um apartamento. Desde sua vizinhança até os meios para se locomover ao redor do imóvel sendo que todos têm suas vantagens e desvantagens.

Um desses fatores é o que irá cercar o comprador quando ele se mudar para sua nova casa. Muitas pessoas optam pelo meio mais urbano devido ao transporte próximo, mas algumas estão escolhendo o verde e a calmaria dos parques.

Residir perto de um parque pode trazer tantas vantagens quanto residir na área cinza da cidade. É preciso analisar sua necessidade como residente e o que isso pode te agregar.

Vantagens e desvantagens de um parque

Apesar de trazer muitos benefícios, há também o lado menos positivo de residir perto de uma área verde. Vendo as prioridades é possível saber qual falará mais alto.

Qualidade de vida

Está mais que comprovado que ficar perto da natureza traz benefícios para a saúde física e mental.

Residir em grandes metrópoles pode tornar fácil esquecer o bem que isso faz, devido a grande locomoção que é necessária para visitar um parque.

Porém, morando próximo a um, é possível economizar tanto financeiramente - já que um parque geralmente é um tipo de lazer gratuito ou barato. Além disso, também se torna um ponto agradável para encontros em família.

Menos estresse

Ter a sua disposição um espaço para praticar exercícios ao ar livre, como uma caminhada, é um grande atrativo para os moradores dessa região.

Além de ser um lazer totalmente gratuito, estar em contato com o ar puro e com o verde diminui seus níveis de estresse. E, se você vive em uma grande metrópole como São Paulo, elas podem ser altas.

Valorização do imóvel

Cada vez mais pessoas estão procurando sair da loucura da área urbana e ter um lazer mais acessível. Por isso, imóveis próximos a esses espaços verdes estão se valorizando muito.

Então, condomínios e residências localizados próximos a parques, sejam eles grandes ou pequenos, estão cada vez mais subindo nas buscas.

Diminuição em doenças crônicas

Já há pesquisas que comprovam que moradores de bairros mais verdes tiveram uma baixa em doenças crônicas.  A diabetes, por exemplo, tem uma baixa de 14% com arborização.

Isso porque residir em locais como esse estimula a prática de exercícios e também ajuda na climatização devido a quantidade de árvores ao redor da residência.

Adoção de hábitos saudáveis

Pela proximidade e facilidade, muitos moradores dessas áreas são incentivados naturalmente a fazer exercícios ao ar livre, fazendo com que tenham um estilo de vida mais saudável.

Seja pelo lazer de sentar na grama para ler um livroou seja para ficar em contato com a natureza de qualquer modo, isso já ajuda na prevenção de doenças e também na saúde mental.

Mas não só de vantagens é feito esse investimento em residir perto de parques. Há alguns contras que precisam ser levados em consideração antes de escolher esse tipo de moradia.

Excesso de umidade vindo das árvores e uma difícil locomoção para a parte mais urbana e comercial da cidade são alguns deles, porém se comparado com os prós se tornam quase imperceptíveis.

As desvantagens são menores que a vantagens quando se trata de investir num empreendimento desse tipo.

Alguns parques que possuem condomínios nas redondezas

Já existem algumas residências próximas a parques que são de alta qualidade e muito cogitadas na hora de comprar um apartamento.

Dentro dessa lista temos grandes parques e parques menores, mas que oferecem os mesmos benefícios de residir nessas áreas.

Parques como Ibirapuera, Parque do Carmo, Aclimação e Villa Lobos, são alguns dos que oferecem a possibilidade de ótimos condomínios em seus arredores e também ótima locomoção para a parte urbana.

É possível também procurar por depoimentos de pessoas que já residem nesses condomínios para comprovar os benefícios.

Há vantagens de sobra para considerar a compra de um apartamento em uma área verde. O que resta é se decidir qual dos parques e localizações funciona melhor para as suas prioridades.