2° BE Cmb conduz estágio de operações com explosivos

Militares do CMSE


2º Batalhão de Engenharia de Combate (BE Cmb) realizou, no período de 3 a 7 de agosto, o Estágio de Área de Operações com Explosivos e Munições/2020, para as Organizações Militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

O estágio, que mesclou instruções teóricas e práticas, teve como finalidade qualificar os militares das equipes das Turmas de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados - TuLeDEF, das Organizações Militares do CMSE, habilitando-os com conhecimentos em classificações, tipos e características específicas dos explosivos militares e comerciais, velocidades de detonações e efeitos relativos, regras de segurança no manuseio, utilização de Equipamento de Proteção Individual, distâncias de segurança, gerenciamento de risco, equipamentos de destruição e sua correta utilização, características das espoletas, montagem de cadeia de fogo e acionamento de cargas por meio elétrico e pirotécnico.

Além das instruções voltadas para explosivos, os militares tiveram instruções relativas às atribuições do Oficial e Sargento de Munições, normas referentes à segurança no transporte, armazenamento, conservação de munições e explosivos.

Os estagiários também puderam conhecer o trabalho realizado pela equipe de Desativação de Artefatos Explosivos (DAE), do 2º BE Cmb, através de uma instrução sobre operação dos equipamentos de uso remoto - os robôs tEODor e Telemax e o drone - realizada pelos militares especializados para a missão. Também presenciaram uma demonstração de busca de artefatos enterrados com uso dos detectores de metais empregados em desminagem.

O evento foi encerrado pelo Comandante do Batalhão, Coronel Conrado, com a entrega de um certificado e uma foto oficial dos estagiários concludentes.

O 2° BE Cmb é uma Unidade diretamente subordinada à 2ª DE.