Umectação: descubra o óleo certo para cada tipo de cabelo

Tratamento nutre e repara os fios secos, ressecados e com frizz


A umectação ganhou evidência e se tornou um tratamento essencial na rotina de cuidados com os cabelos para as donas de fios cacheados, crespos e crespíssimos. Podendo ser definida como um banho de óleo vegetal, a umectação é a aliada que garante brilho intenso às madeixas. 

Como os cabelos cacheados, crespos e crespíssimos possuem maior tendência ao ressecamento (devido à sua curvatura, que impede a oleosidade de chegar às pontas, comprometendo a hidratação do comprimento), a umectação chega com o objetivo de repor lipídios aos fios, conferindo uma camada de gordura que protege a fibra capilar. 

Se você sente seus cabelos ressecados, quebradiços, sem vida e opacos, é fundamental incluir a umectação em sua rotina de tratamentos, podendo intercalar com a etapa de nutrição do cronograma capilar. Mas, antes de escolher o óleo, é válido considerar o uso exclusivo de óleo 100% vegetal, puro. Assim, os cabelos irão absorver somente as vitaminas naturais do óleo, sem nenhum outro tipo de agente químico na composição. É interessante destacar, ainda, que o óleo vegetal não aumenta a oleosidade do couro cabeludo. 

Mas, com tantas opções e benefícios, como escolher o óleo certo para cada tipo e necessidade de cabelo? Confira a seguir dicas para acertar na escolha e nutrir completamente seus fios: 

Óleo de coco para cabelos ressecados 

A umectação com óleo de coco é uma das mais conhecidas e favoritas entre as brasileiras. Isso acontece porque o óleo de coco é riquíssimo em vitamina E, vitamina K, ferro e ácidos graxos, com propriedades antifúngicas e antibacterianas, que agem diretamente na estrutura capilar. 

É um poderoso ativo contra o ressecamento, mas também contra a caspa e a perda de proteína nos fios, provocado por fatores naturais e por procedimentos químicos. Além de todos esses benefícios, vale registrar que a umectação com óleo de coco é poderosa para proteger os fios, reter a umidade, reduzir o frizz, eliminar a aspereza dos cabelos e conceder brilho! 

Óleo de argan para cabelos secos e com frizz 

O óleo de argan também é muito conhecido. Rico em ácidos graxos, como o linolênico e o oleico, rico em vitaminas A, D e E, é muito hidratante e age como antioxidante natural, retardando o envelhecimento dos cabelos e restaurando a fibra capilar.

Além disso, o óleo de argan também é capaz de fortalecer, nutrir e revitalizar o couro cabeludo, sendo recomendado para cabelos secos e com frizz, pois retém a hidratação na fibra capilar, elimina as pontas duplas e dá brilho aos cabelos. 

Óleo de rícino para cabelos enfraquecidos 

O óleo de rícino é rico em vitamina E, minerais e vitaminas, capaz de auxiliar no fortalecimento e no crescimento dos cabelos, combatendo a queda capilar. Por contar com propriedades antifúngicas e antibacterianas, ele também ajuda no combate à caspa. 

Além de encorpar os fios, a umectação com esse óleo torna os fios resistentes, sela as cutículas e, consequentemente, deixa os cabelos mais brilhantes. Com essa umectação você pode dizer adeus ao ressecamento capilar e às pontas duplas. 

Agora que você já sabe escolher o óleo ideal conforme a necessidade do seu cabelo, não há mais desculpa: vamos nutrir e restaurar os fios com um bela umectação! 

anuncio