Maré sobe e inunda Centro Histórico de Paraty no final de semana

De acordo com moradores outros pontos da cidade também ficaram alagados. Fenômeno é comum na cidade.


Um vídeo que mostra a água do mar invadindo parte do centro histórico de Paraty, na Costa Verde, vem chamando a atenção de internautas. As imagens mostram turistas andando nas ruas cobertas pela água, próximo aos barcos dos pescadores, e parte de algumas casas encobertas.

O caso aconteceu no sábado, e segundo os bombeiros da cidade a água já escoou. O fenômeno, no entanto, é bastante comum segundo o sargento Costa, da Capitania dos Portos da cidade.

- É um fenômeno natural na cidade, acontece sempre. Hoje a rua já está completamente seca - explicou.

Um morador confirmou que o fenômeno acontece rotineiramente. Ele chamou atenção, no entanto, para o problema de falta de escoamento, provocado por obras na região.

- Onde tinham vários locais de escoamento, hoje são poucos, o que piora um pouco a situação e demora mais secar as ruas - contou o homem, que preferiu não se identificar.

O fenômeno, inclusive, parece não ter afetado o turismo na região. Fizemos contato com pousadas da cidade, que negaram qualquer cancelamento de reservas. Aos turistas, os profissionais de hotelaria têm explicado que o ocorrido não foi uma enchente, e sim uma cheia da maré, que acontece pelo menos três vezes ao ano.

— Essa cheia é normal, e dura cerca de duas horas. Se as pessoas não quiserem molhar os pés, podem permanecer na praia ou em um restaurante. Quem mora aqui está habituado ao fenômeno, e esse é justamente um dos atrativos da cidade — diz a recepcionista de uma pousada local.

Confira o vídeo: