Veja as companhias aéreas mais procuradas no trecho RJ-SP

Gol e Latam dominam as compras de passagens na ponte aérea mais movimentada do país


De acordo com levantamento feito pela agência online de viagens ViajaNet, a Gol Linhas Aéreas é a mais utilizada pelos brasileiros no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro, com 40,27% do total de tíquetes comprados em fevereiro de 2019. Na segunda colocação aparece a Latam Airlines (27,89%), seguida pela Avianca Brasil (18,42%). Essa última em uma delicada situação financeira, cada vez mais perto da falência.

Em quarto lugar está a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. As passagens aéreas da Azul são preferência de 12,30% dos viajantes. Na quinta posição ainda aparece a Passaredo Linhas Aéreas (0,67%), sendo esta uma empresa com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A alta competição entre as companhias exige um investimento maior na qualidade dos serviços ofertados aos passageiros, de acordo com o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto. "Outro fator decisivo é a queda de preço dos bilhetes aéreos, também impulsionada pelo livre mercado", comenta.

Confira o ranking das companhias aéreas brasileiras mais procuradas para o trecho São Paulo e Rio de Janeiro:

Ponte aérea SP-RJ é uma das  mais movimentadas do mundo

As viagens entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fizeram com que a ponte aérea se tornasse a quinta mais movimentada do mundo. Em 2017, foram 107 voos por dia, em média, e um total de 39.325 voos durante todo o ano, segundo a consultoria inglesa OAG.

A rota mais movimentada é a da Coreia do Sul, com 64.991 voos e média diária de 178 voos entre Jeju e Seul. Na América do Sul, só há mais uma representante entre as rotas mais utilizadas no mundo. A ligação entre os aeroportos de Bogotá e Cali, na Colômbia, recebeu 21.792 voos em 2017.

Entre as rotas domésticas com o maior número de voos, a ligação entre Congonhas e Santos Dumont foi a quarta mais pontual naquele ano, com um índice de 80% dos voos no horário previsto. A mais pontual foi a ligação entre Haneda, em Tóquio, e Osaka, no Japão, com um índice de pontualidade de 90,4%.

Vale destacar que a pesquisa se baseou em dados apenas de ligações entre dois aeroportos específicos. Na ponte aérea SP-RJ, por exemplo, os voos também podem partir dos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e do Galeão (Rio de Janeiro).