Ubatuba confirma primeira morte por febre amarela


A Prefeitura de Ubatuba confirmou a primeira morte por febre amarela silvestre na cidade. A vítima é um homem, de 41 anos, natural de Birigui e que morava desde dezembro de 2017 no Sertão do Ubatumirim, região norte da cidade. Ele faleceu no último dia 2 de abril na Santa Casa de Ubatuba. O laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou o diagnóstico da doença na manhã desta sexta-feira (6). A vítima faleceu no último dia 2, na Santa Casa de Ubatuba.

Ainda nesta manhã, outro laudo do Instituto Adolfo Lutz descartou a morte por febre amarela  de um macaco bugio encontrado morto na região do Araribá, no Sul do município.

A Secertaria de Saúde da cidade orienta os moradores a procurar os postos de vacinação para se proteger. A vacina está sendo aplicada diariamente em todas as unidades de saúde, bem como no Centro de Especialidades Médicas (Postão), na av. Rio Grande do Sul, 710, das 8h ao meio-dia. Os postos Itamambuca, Puruba, Umuarama, Perequê-Açu, Ipiranguinha, Marafunda, Sertão da Quina e Perequê-Mirim também funcionam com horário estendido, das 8h às 20h. A vacina também pode ser tomada nos postos fixos de vacinação instalados no Calçadão do Centro, que funciona até sábado, das 8 às 17 horas, e nas unidades do trevo e do Centro do supermercado Semar, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), reitera a importância da vacinação. "A forma mais eficaz para se evitar a doença é tomar a vacina. Nossas equipes estão atuando em todo o município e postos estão funcionando com horários estendidos", informou o prefeito.