Trilha ecológica destaca patrimônio arbóreo da Vista Verde em São José

Trilhas ecológicas revelam riqueza vegetal dos bairros da cidade


Neste domingo (24), a partir das 8h, acontece uma Trilha Ecológica no bairro Vista Verde, região leste de São José do Campos. O ponto de encontro será na praça Nossa Senhora da Soledade.

As inscrições para a atividade podem ser feitas neste link .

A caminhada, com duração de aproximadamente 2 horas, vai passar por caminhos verdes do bairro, que se destaca pela presença de belas alamedas e árvores frondosas. Implantada na década de 70, a Vista Verde teve um projeto urbanístico diferenciado, marcado por um alto grau de arborização.

A realização das trilhas por trechos da floresta urbana visa demonstrar a riqueza da diversidade de espécies de plantas e as informações mais interessantes sobre cada árvore observada nos caminhos, além da própria história do lugar.

Arboriza São José

A ação faz parte do Programa "Arboriza São José", da Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com a cooperação da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.