Taubaté recebe 1º Startup Weekend

O objetivo do evento é fomentar a economia criativa em todo o mundo, ajudando os empreendedores a tirarem suas ideias e projetos do papel em apenas 54 horas


Taubaté recebe no próximo fim de semana, de 7 a 9 de abril, o primeiro Startup Weekend. O encontro, que acontecerá na Faculdade Dehoniana, é considerado o maior de empreendedorismo do mundo, em que startups são criadas em 54 horas de muita ação.

O Startup Weekend acontece todos os anos em mais de 150 países, e especialmente neste final de semana de abril, acontecerá simultaneamente em 22 lugares do mundo, não apenas em Taubaté, mas também em Louisville, nos Estados Unidos, em Roma, na Itália, e em Thimthu, no Butão, por exemplo.

O objetivo do evento é fomentar a economia criativa em todo o mundo, ajudando os empreendedores a tirarem suas ideias e projetos do papel em apenas 54 horas. A expectativa é de 100 pessoas trabalhando em grupos para gerar efetivamente novas startups de alto impacto. Para isso, serão realizadas mentorias com profissionais experientes, palestras e apresentações para bancas avaliadoras.

"
Será uma grande oportunidade para a comunidade de Taubaté e, de forma mais ampla, para a comunidade do Vale do Paraíba. Iremos facilitar o networking e possíveis oportunidades de negócios. Teremos pessoas com diversas expertises, como empreendedores, investidores e representantes do governo envolvidos durante todo o final de semana", afirma Ana Letícia Rico, coorganizadora do evento e parte da equipe de inovação e empreendedorismo do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Os interessados em participar não precisam ter um projeto totalmente definido, é necessário ter uma boa idea para apresentá-la a todos os inscritos no primeiro dia, durante um pitch de um minuto, que será submetido a votação. Os mais bem colocados irão formar equipes para desenvolver ideias em 54 horas.

Podem participar empreendedores e inovadores com experiência em desenvolvimento de sites, softwares, aplicativos, com habilidades em design, criação de marcas, desenvolvimento de produtos (ingresso tipo design), e também os que possuem conhecimento em administração. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site Sympla.com.

O Startup Weekend será realizo com trabalho voluntário de profissionais e empreendedores de importantes instituições de todo o Vale do Paraíba, e conta com apoio do Parque Tecnológico São José dos Campos, da Faculdade Dehoniana, da Fatec Taubaté, do Núcleo Jovem Empreendedor e Ciesp, da Prefeitura de Taubaté, entre outros.