Tarifas de ônibus intermunicipais no Vale do Paraíba têm reajuste

Novo valor passa a valer a partir desta terça-feira (16); reajuste afetará 77 linhas na região


(Foto: Lucas Lacaz Ruiz)(Foto: Lucas Lacaz Ruiz)

O preço das passagens intermunicipais entre cidades do Vale do Paraíba terão aumento de 4,42% a partir desta terça-feira (16).


O reajuste foi divulgado em EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) no dia 11 de janeiro, dizendo que o aumento é inferior ao de 2017, que foi de 6,81%.

A justificativa é por conta do aumento de 12% no combustível, elevação do custo da mão-de-obra (entre 4% e 4,5%), manutenção dos veículos (5%), além da inflação acumulada no período e de cláusulas contratuais com as empresas operadoras.

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o reajuste atinge 77 linhas. Os valores variam de acordo com a extensão da linha.

O novo preço da passagens estão disponíveis para consulta no link.

Passagem de ônibus intermunicipal também sofre reajuste
A passagem de ônibus intermunicipal também sofreu aumento de 3,32% a partir do dia 2 de janeiro. O reajuste foi autorizado pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Os novos valores entram em vigor no dia 2 de janeiro de 2018. A alíquota de 3,32% será aplicada tanto nas linhas suburbanas quanto nas rodoviárias.

A inflação (IPC-A) no período considerado para o cálculo do reajuste desse ano acumulou 3,59%. Esse ano, 187 veículos zero quilômetro (ano 2017) foram integrados a frota que é gerenciada e fiscalizada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Os ônibus intermunicipais rodoviários são os que não transportam passagens em pé, sem catracas e que possuem poltronas reclináveis e bagageiros.