Sistema prisional de São Paulo registra 22 mortes por covid-19

Desde o início da pandemia, morreram 10 agentes e 12 internos, informa a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)


Segundo dados divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), até ontem (21), o sistema prisional do estado de São Paulo registrava 22 mortes por covid-19, sendo dez agentes penitenciários e 12 internos, desde o início da pandemia. Foram confirmados 30 casos entre os presos e 54 casos entre os servidores.

A secretaria informou que os internos com suspeita de covid-19 são isolados e, quando considerados casos confirmados, mantidos na enfermaria durante o período de tratamento. Os agentes penitenciários são afastados do trabalho.

Ainda de acordo com a SAP, unidades prisionais passaram a exigir o uso de máscaras de proteção reutilizáveis, além de suspender atividades coletivas, alternar horários de alimentação no refeitório, intensificar a limpeza das áreas e restringir a entrada de pessoas. Outra medida adotada foi a distribuição de produtos de higiene como álcool em gel e sabonete.

Vale do Paraíba - Após contato feito pelo Jornalismo Agoravale, a Secretaria da Administração Penitenciária esclareceu que não há até o momento casos confirmados ou óbitos de presos ou servidores por Covid-19 nos presídios localizados no Vale do Paraíba.

A SAP informou que, até o momento, são nove servidores afastados em observação, cumprindo isolamento, sendo três da Penitenciária de Potim, quatro da Penitenciária II de Potim, um da Penitenciária I de Tremembé e uma  da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé. 

Ainda de acordo com a secretaria, todo servidor com suspeita de diagnóstico do COVID-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.

A secretaria ressaltou que segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. Todas as unidades prisionais do estado estão recebendo máscaras de proteção reutilizáveis, que estão sendo entregues para presos e funcionários.

Além das medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde, está sendo realizada a busca ativa para casos similares ao Covid-19; foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional: realizado o monitoramento dos grupos de risco; aquisição de termômetros infra vermelho e de oxímetro digital portátil; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete; distribuição de EPIs como máscaras, como já informado; horários alternados no refeitório e manutenção de filas, preservando-se o distanciamento seguro entre as pessoas.