Saiba porque é prejudicial descartar lingerie no lixo

O destino adequado das peças íntimas pode ajudar o planeta


Entre os grandes desafios da humanidade está a necessidade de encontrar alternativas para a poluição e o uso de recursos naturais do planeta. A ideia natural é que todo produto passa por etapas como: matéria prima - manufatura - distribuição - venda - consumo - descarte. No entanto, essa ideia não leva em conta uma regra do nosso planeta: os bens são limitados.

Até mesmo o que pode ser renovável, em certo ponto deixará de ter a capacidade de se auto-recuperar, uma vez que a extração costuma ser maior do que a velocidade de reparação.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), 170 toneladas de roupas íntimas são descartadas como lixo a cada ano no Brasil. Desse total, 40% acaba sendo recuperado e reciclado, adquirindo uma nova funcionalidade.

Como reutilizar suas peças íntimas

Após um determinado tempo de uso, é comum que as roupas percam as funcionalidade. O mesmo acontece com o sutiã, a calcinha, a cueca, entre outras peças íntimas.

Para evitar a poluição do meio ambiente e trazer mais economia para o seu dia a dia, essas peças podem ser usadas na limpeza da sua casa, veículo e eletrônicos. Por terem um tecido mais macio, as peças têm a capacidade de limpar sem agredir ou riscar superfícies. Só preste atenção nas peças que possuem pingentes ou outros detalhes que podem deixar marcas.

Algumas empresas disponibilizam pontos de coleta exclusivo para roupas íntimas - aceitando peças também pelos Correios. Essas peças são devidamente higienizadas e cuidadas para depois serem destinadas a comunidades carentes, que necessitam frequentemente de doações.

Se as peças tiverem fibras 100% naturais, podem ser usadas também na compostagem. Se preferir por esse destino, corte as peças em pedaços menores e enterre-as, pois isso agiliza na degradação.