Região de São Jose dos Campos já tem 24 mil metalúrgicos fora da fábrica como prevenção ao coronavírus

Entre as empresas em que houve liberação total ou parcial dos metalúrgicos estão Avibras, Embraer, General Motors, Caoa Chery, Eaton e JC Hitachi


O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - SindmetalSJC informou que as cinco cidades de abrangência da entidade já somam cerca de 24 mil metalúrgicos estão em casa. Este número equivale a algo em torno de 68% da categoria, que não estão indo ao trabalho em razão das medidas de prevenção ao coronavírus.

No domingo (22), o sindicato decretou Greve Geral da categoria e desde segunda-feira (23) vem realizando mobilizações nas fábricas de São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Caçapava e Igaratá. Os metalúrgicos reivindicam licença remunerada para todos, exceto nos casos de serviços essenciais.

A categoria possui cerca de 35 mil metalúrgicos.  Segundo a entidade, entre as empresas em que houve liberação total ou parcial dos metalúrgicos estão Avibras, Embraer, General Motors, Caoa Chery, Eaton e JC Hitachi.

Com as reivindicações, as fábricas iniciaram as liberações por meio de licença remunerada, revezamento e férias coletivas. "O Sindicato defende quarentena imediata para todos os trabalhadores que não atuam em serviços essenciais. Nossa luta é pela paralisação das atividades e estabilidade no emprego para todos"