Quase 2 mil ocorrências com pipas na rede elétrica do Vale foram atendidas em 2018

As cidades que mais tiveram clientes prejudicados foram São Jose dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Lorena


Período de férias escolares é para descanso e lazer, mas o brasileiro tem entre suas principais diversões uma brincadeira que hoje é pra lá de perigosa, pra quem pratica e para outras pessoas, além do prejuízo econômico. Empinar pipa ou "papagaio" é uma brincadeira saudável e bastante praticada por crianças e até mesmo adultos, desde que observadas algumas precauções.

E é nessa época, durante as férias escolares, que a atividade é ainda mais comum. Por isso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça orientações para um brincar seguro, principalmente longe das redes elétricas. A empresa destaca também outros cuidados para garantir a segurança durante as férias.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), as pipas foram a quinta maior causa de mortes relacionadas a energia elétrica no país entre 2009 e 2017, atrás de construção/manutenção predial, ligações clandestinas, instalação de antenas e poda de árvores. No período foram registrados 77 óbitos.

Em 2018, foram 1.979 ocorrências de pipas na rede elétrica na região, deixando 146.196 clientes sem energia em algum momento do ano. As cidades que mais tiveram clientes prejudicados foram São Jose dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba.

Para o atendimento, as equipes da concessionária são deslocadas para realizar o reparo e a limpeza da rede danificada, que, na maioria dos casos, tem a camada protetora da fiação cortada pela linha da pipa, interrompendo o fornecimento para a região. Para Marcio Jardim, gestor executivo da EDP, é fundamental reforçar a importância da prática segura da brincadeira.

"Trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança. Sabemos que o cerol ainda é muito utilizado e, por ser composto de pó de vidro, é altamente condutor de energia, podendo causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas", disse.

Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, a EDP e o Instituto EDP realizam projetos durante todo o ano com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua, principalmente em escolas e áreas com altos índices de ocorrências com a causa pipas.

Além de serem proibidos, o cerol e a chamada "linha chilena" trazem risco para motociclistas e pedestres e também oferecem perigo no contato com a rede de energia. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito.