Projeto Xepa lança caderno de receitas e documentário sobre desperdício alimentar em são José dos Campos


Com intuito de chamar atenção para o desperdício de alimentos fora do padrão estético descartados em feiras, supermercados elares brasileiros, o projeto “Da Xepa ao Banquete Final – Som e Cozinha Experimental”, lança no dia 18 de junho (segunda-feira), às 19h o “Caderno de Receitas e as Escolhas do Percurso” de Viviani Leite, e o documentário "Da Xepa ao Banquete Final" de Luisa Bagope. O lançamento ocorrerá na Literacia - Livraria, Sebo e Produção num Sarau com a participação de artistas locais e equipe do projeto.

O projeto, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura realizou seis apresentações com performances artísticas e culinárias entre junho de 2017 a junho de 2018 em espaços públicos de São José dos Campos e teve como o tema o Desperdício Alimentar. Ao todo, coletou-se mais de 200 kg de alimentos e servidos mais de 500 pratos num banquete oferecido ao público.

O livro traz as receitas feitas durante as apresentações, já o documentário apresenta um  olhar de formas sustentáveis de consumo. Ambos nos revelam dados e ações sobre o combate ao desperdício alimentar. O livro e o documentário terão Áudio-Descrição para cegos e pessoas com baixa visão, e tradução em libras para deficientes auditivos. Para conhecer o projeto acesse: www.xepabanquetefinal.wixsite.com/xepa - https://www.facebook.com/xepabanquete/.

O projeto é contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, gerenciado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é voltado ao financiamento de projetos de fomento, produção, pesquisa, formação, difusão e o estímulo de produções artísticas e culturais em São José dos Campos.