Programa da Suzano estimula voluntariado e protagonismo social, beneficiando 680 pessoas em Jacareí

O Voluntariar, implantado em 2019 na região, promoveu ações educativas, sociais e ambientais


A Suzano promove há mais de uma década o Programa Voluntariar, que vem inspirando colaboradores e familiares a se engajarem em ações de voluntariado e assumirem o protagonismo social. Com a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a empresa celebra os bons resultados conquistados nas cidades onde atua. Na região de Jacareí (SP), 680 pessoas foram beneficiadas neste ano em uma série ações.

"O voluntariado reforça nossos direcionadores de cultura, estimulando nossos colaboradores ao exercício da cidadania e transformação social para construção de um mundo melhor. Incentivamos colaboradores, prestadores de serviço e familiares a compartilharem seu tempo e talento, sendo gente que inspira e transforma de forma positiva na sociedade.  Essa troca de experiências é rica para todos e transforma também o clima organizacional, com o desenvolvimento de competências e habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento, que se juntam ao empreendedorismo, liderança e visão global", afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Em Jacareí no decorrer de 2019 os voluntários participaram da entrega dos donativos arrecadados na Corrida Faz Bem da Suzano e também no Voluntariar em Ação desenvolvendo diversas iniciativas no entorno da empresa. Uma dessas ações foi a melhoria da infraestrutura na Escola Estadual Professor José Antonio de Siqueira, no Distrito de São Silvestre. Para dezembro, estão previstas mais ações como doações de brinquedos para instituições regionais.

Por meio da plataforma Voluntariar em Ação, lançada neste ano permite que colaboradores liderem ações voluntárias dentro e fora da companhia. A ideia é, além de trabalhar diretamente com esses públicos, buscar meios de melhorar a sociedade para a construção de um mundo melhor, reforçando os direcionadores da Suzano.

Voluntariar

O Voluntariar é um programa que estimula e reconhece a prática de voluntariado em todas unidades da empresa. Até o momento, foram 7.869 pessoas beneficiadas por uma das mais de 20 iniciativas desenvolvidas da Suzano. São 2.225 colaboradores e familiares engajados e doando parte do seu tempo e conhecimento para melhorar a qualidade de vida da comunidade que os cercam.

Neste ano, o Voluntariar ampliou seu escopo com o Voluntariar em Ação, movimento colaborativo e solidário que conta com uma plataforma em que interessados no voluntariado podem se inscrever. Os colaboradores montam equipes e partem para a construção de um plano de ação com base nos direcionadores de cultura da Suzano. No final, entregam um relatório mostrando como cada equipe ajudou a transformar a sociedade.