Processo coletivo da Bundy vai injetar R$ 3 milhões na economia de Pindamonhangaba

Medida vai beneficiar 300 pessoas, inclusive ex-funcionários


O Sindicato dos Metalúrgicos irá realizar nos dias 8, 9 e 10 de junho, o plantão jurídico e pagamento do processo coletivo da meia hora refeição da fábrica Bundy Refrigeração, que irá injetar cerca de R$ 3 milhões na economia de Pindamonhangaba. A programação de atendimento, que será divido pelas iniciais dos nomes para evitar aglomerações, será divulgada no site clicando aqui.

A medida é reivindicada pelo sindicato há seis anos e envolve mais de 300 pessoas, inclusive ex-funcionários. Na última quarta-feira (3), o sindicato discutiu o processo com os trabalhadores durante uma assembleia na porta da fábrica. Segundo a entidade, com a crise do Coronavírus, a direção da fábrica queria parcelar o valor em 12 vezes.

Assembleia que aprovou regra de pagamento do processo, em novembro de 2019Assembleia que aprovou regra de pagamento do processo, em novembro de 2019 (Foto : Guilherme Moura)De acordo com o presidente, Herivelto Vela, durante o período que o sindicato insistia no pagamento integral um novo pedido de produção chegou e a fábrica vai conseguir cumprir o acordo.

"Com experiência de negociação e com grande apoio dos trabalhadores, conseguimos manter o pagamento integral. Um dinheiro que vem em boa hora, principalmente pra quem teve redução de salário, pra quem está fora da fábrica e está desempregado. Será um alívio pra muitas pessoas", disse.

Período- O processo coletivo foi protocolado em 2014. Uma sentença favorável ao sindicato ocorreu em maio de 2019, e em novembro os parâmetros de cálculo foram aprovados em assembleia. A Justiça definiu que têm direito ao processo aqueles que tiverem registro na empresa após 26/02/2012. Os envolvidos têm direito a hora de refeição a 50% no período de 26/02/2009 a 15/02/2013.