Principais cuidados na hora de adquirir um imóvel

Algumas dicas simples tornam a compra do imóvel mais segura


Adquirir um imóvel continua sendo um sonho para muitos brasileiros, mas uma compra de valor tão alto exige muito cuidado, para que não haja problemas no futuro. Para isso, separamos uma série de dicas para ajudar quem está procurando um imóvel, seja ele usado ou um novo empreendimento. Confira abaixo:

Converse com um advogado

Essa não é uma prática muito comum no mercado imobiliário. Infelizmente, poucas pessoas procuram um advogado com experiência em transações imobiliárias. Em alguns casos, como compra por meio de leilão judicial, é importante contar com um profissional - ou até mesmo uma equipe - que possa tirar as suas dúvidas sobre essas transações.

Além disso, se for o seu primeiro imóvel, é normal ter muitas dúvidas em relação às partes mais burocráticas. Um advogado poderá tornar esse processo mais simples e seguro para o comprador.

Obtenha uma certidão com a Junta Comercial do estado

Essa é outra prática pouco comum entre as pessoas que desejam adquirir um imóvel, no entanto ela pode ajudar bastante a evitar problemas. Essa certidão ajuda a saber se o vendedor é sócio de uma empresa, pois mesmo que ela esteja inativa, há o risco de execuções fiscais em nome da empresa, o que poderia prejudicar no mesmo de fechar o negócio.

Método de pagamento

É muito importante, além de apresentar os documentos, saber como o pagamento será feito. Entre as opções mais comuns estão o pagamento à vista, financiado por um banco, pela carta de crédito de um consórcio ou com uma parte do FGTS. A principal diferença entre esses métodos diz respeito a quando o vendedor receberá o valor total do imóvel, permitindo que você possa negociar descontos.

Guarde os anúncios do imóvel

Como você ficou sabendo do imóvel? Guarde os anúncios e outros materiais publicitários, principalmente aqueles que trazem informações sobre a construção. Eles podem ser bastante úteis no momento de exigir algo que foi oferecido mas que não foi entregue.