Prefeitura de São Sebastião entrega memorial em homenagem às vítimas do acidente da Mogi-Bertioga

A peça do memorial carrega uma placa com os nomes das vítimas do acidente, cercada por 18 pilastras que representam os estudantes


Dois anos depois da tragédia que ficou marcada na lembrança de toda a cidade, a Prefeitura de São Sebastião construiu um memorial às vítimas, inaugurado no final da tarde da última sexta-feira (08/06) em uma cerimônia marcada pela simplicidade, emoção e comoção dos moradores, vizinhos e amigos dos 17 estudantes que morreram e também dos que conseguiram sobreviver ao dia, considerado o mais triste de toda a história da cidade.

Barra do Una foi escolhida por ser o bairro que abrigava a maior parte das vítimas que diariamente subiam a serra para estudar nas duas universidades de Mogi das Cruzes.

Mesmo com a temperatura abaixo dos 20 graus a comunidade fez questão de sair de casa para homenagear os filhos, netos e amigos que interromperam sua trajetória de vida tão precocemente. A avenida ficou pequena para tantas pessoas que choraram se emocionaram e aplaudiram os que ficaram conhecidos como “Os Anjos da linha 12”.

Rui Fernandes de Oliveira, morador do bairro Jureia é caseiro e amigo da maioria dos estudantes. “Minha filha era muito amiga de todos eles e acho que esta homenagem foi muito bonita, e uma grande iniciativa da Prefeitura porque   nós precisávamos de algo como este memorial para deixarmos eternizados os nomes destes meninos. Claro que queria estar aqui homenageando a formatura deles, mas, sabemos que hoje eles estão junto a Deus”, disse.

Mãe de Gabriela da Silva Oliveira Santos, Maria Edinalva da Silva conta que acabou entrando no lugar da filha para trabalhar na barraca de praia da família e diariamente precisa passar pelo local onde, a partir de agora, está a memória da estudante registrada em uma placa de aço. “Não esperávamos este memorial confesso que achei uma homenagem muito bonita e agora a cidade não irá mais esquecer aquele dia triste demais para todos nós. Hoje eu sei que minha filha está aqui comigo e todos os dias quando eu passar por aqui, porque eu trabalho na praia, sei que ela estará comigo. Vou sempre olhar para este monumento e lembrar-se dela com muita saudade”, emocionada disse Maria Edinalva.

Jairo Viana de Oliveira, é pai de Guilherme Mendonça Oliveira de 19 anos, que morreu no acidente. O jovem estudava Design Gráfico na Universidade de Mogi das Cruzes e para seu pai ter um espaço construído para manter a lembrança viva do filho é muito bom. “Estive no gabinete do prefeito há um mês e pedi para ele se poderíamos construir um memorial, prontamente o prefeito Felipe Augusto nos atendeu e ergueu este espaço lindo aqui”, disse.

O prefeito de São Sebastião Felipe Augusto frisou a importância do dia de homenagens. “Dois anos após o ocorrido é preciso considerar que hoje, nesta cerimônia, tem muito amor envolvido e um amor, sem dúvida, eterno. O que temos de dizer é que a Prefeitura de São Sebastião está presente, vai honrar com todas as suas responsabilidades porque fui eleito e me comprometi como cidadão e estou aqui para prestar uma homenagem justa e eternizar na principal praça de Barra do Una, os nomes de todos que permanecem vivos no coração de cada um aqui”, finalizou Felipe Augusto.

A peça do memorial carrega uma placa com os nomes das 18 vítimas do acidente, cercada por 18 pilastras que representam as vítimas.