Prefeitura de Pinda inaugura galeria de prefeitos nesta quarta-feira




A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou nesta quarta-feira (11), a Galeria de Prefeitos, no saguão superior da sede do Executivo. A galeria expõe as fotos do atual e dos ex-prefeitos da cidade, com os anos do mandato de cada um. No total, 28 prefeitos compõem a galeria, sendo o primeiro o dr. Francisco Marcondes Romeiro, de 1889 a 1904.

A iniciativa da galeria foi do prefeito Isael Domingues como uma forma de homenagem a todos os prefeitos e uma maneira de manter viva a história da cidade. "Todos os prefeitos possuem seu mérito e colaboraram para construir a Pindamonhangaba que temos hoje. Nada mais justo que a população ter a oportunidade de conhecer a história da cidade por meio de seus prefeitos, principalmente os jovens e as crianças que vêm até a Prefeitura", afirmou.

O evento realizado hoje, dia 11 de abril, data em que se comemora, nacionalmente, o Dia do Prefeito. A data é alusão ao surgimento da função pública, sendo que neste dia, em 1835, o cargo de prefeito foi criado pela Lei nº 18, da Assembleia Provincial Paulista.

O Dia do Prefeito foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em 2017, por meio do Projeto de Lei 5.012/2016.