Plano Diretor para melhor viver e empreender

O Plano Diretor será discutido de 29 de junho a 17 de julho, em São José dos Campos


Um Plano Diretor é para a cidade o que um Plano de Negócios é para a empresa. No Brasil muitas abrem e fecham por falta de planejamento. É uma realidade que vemos no nosso dia a dia, de arquiteto corporativo e corretora de imóveis. Somos procurados por pessoas para fazer um projeto para seu negócio e verificamos que o empresário não realizou pesquisas para a abertura, até mesmo em relação ao zoneamento.

Já atendemos clientes com o contrato assinado sem se certificar se o local era permitido para o negócio. As empresas de sucesso são as que reveem ou fazem novos planejamentos de acordo com o produto ou reposicionamentos no mercado. Assim, deve ser o planejamento da cidade.

A publicação da Prefeitura de S. José do Campos no dia 14/6, sobre a proposta do projeto de lei de parcelamento, uso e ocupação do solo, traz para a cidade a oportunidade de se replanejar. A aprovação do Plano Diretor em 30/11/2018 (com a Lei Complementar 612) foi um passo importante, e terá sua efetivação com a nova Lei de Zoneamento.

Com experiência de 25 anos, vimos a prosperidade por um bom período. Em outros, o mercado oscilou. Agora, o setor imobiliário teve uma injeção de ânimo, com a redução dos juros pela CEF.

O Plano Diretor é um regulador para as transformações socioeconômicas e é democrático, porque permite a participação por meio de audiências públicas que acontecerão em 29/6 a 17/7. Saibam quais são as propostas, opinem. Talvez não mudemos o mundo, mas podemos colaborar para uma São José melhor para viver e empreender.