Plano Diretor de Turismo de Pindamonhangaba está em andamento, diz secretário

Caso venha a ser aprovada entre as 140 municípios, Pindamonhangaba receberá anualmente recursos anuais de R$ 550 mil


PindamonhangabaPindamonhangaba (Foto : Lucas Imagens/Drones)

Pindamonhangaba é um dos 140 municípios definidos pelo Governo do Estado, que pode vir a ser reconhecido com Município de Interesse Turístico, nova modalidade que contempla cidades com bom potencial no setor. Essa classificação, no entanto, depende do preenchimento de seis requisitos, sendo o principal deles, a elaboração de um Plano Diretor de Turismo. Contrariando a desinformação comum nas redes sociais, a Prefeitura argumenta que a cidade está dentro do prazo para a entrega do projeto.

Caso venha a ser aprovada entre as 140 cidades contempladas, Pindamonhangaba receberá recursos anuais de R$ 550 mil, que serão repassados pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para o investimento no setor. Segundo Marcelo Martuscelii, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, o Plano Diretor está sendo encaminhado. “Estamos aí para fazer uma contratação, estamos tratando isso como o Senac/Taubaté e dentro de em breve, acredito que até o final do ano nós já tenhamos essa Plano Diretor.”

A cidade tem cerca de 170 mil habitantes e conta com vários pontos turísticos e riquezas naturais que merecem melhor exploração, onde se destacam: Estrada de Ferro Campos do Jordão; Balneário Reino das Águas Claras, Pico do Itapeva, Comunidade Hare Krishna; tradicionais casarões (Palacete das Palmeiras, Palacete Tiradentes e Palacete 10 de Julho); Praça da Cascata, Bosque da Princesa, inúmeras cachoeiras, regiões de trilhas e esportes radicais; culinária caipira e outros atrativos. A igreja de São José é outra relíquia – onde estão sepultados heróis da Guarda de Honra Imperial - que no entanto, ainda encontra-se em mau estado de conservação.

O secretário reforça o empenho da administração atual, que segundo ele, tem dado total apoio ao turismo na cidade. “É importante dizer o seguinte: ninguém perde o que ainda não tem. Nós não temos ainda esse dinheiro. Estamos pleiteando, estamos juntando toda essa documentação e dentre os itens elencados pelo governo do Estado para que o município faça jus a concorrer como Município de Interesse Turístico e ter o direito de receber essa verba, o mais importante deles é o Plano Diretor.

"O prefeito Isael quando entrou nos chamou, pois já sabia dessa situação, de coisas que na outra administração não foram dados em andamento. O termo de referência já está pronto para aquilo nós precisamos apresentar para a Secretaria de Turismo do Governo do Estado.”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba.