Pindamonhangaba atua na captura de animais de grande porte em vias públicas

Animais de grande porte, soltos, em vias públicas, representam risco para a segurança de motoristas, pedestres e para o próprio animal


Equipes do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, do setor de Abrigo Municipal de Animais de Pindamonhangaba, promovem o recolhimento de animais de grande porte às margens de vias públicas. A iniciativa é da Secretaria da Saúde.

De acordo com a prefeitura, animais de grande porte, soltos, em vias públicas, principalmente em rodovias movimentadas, representam risco para a segurança de motoristas, pedestres e para o próprio animal.  "A captura de animais soltos em vias e imóveis públicos, torna-se de tamanha importância haja vista a prevenção de possíveis acidentes de trânsito, aspectos de zoonoses na cidade e por fim o cuidado com saúde pública", avaliou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

O recolhimento está em consonância com os artigos 78 e 79 do código de posturas municipal, em que consta que é proibida a permanência de animais soltos em via, praças, estradas ou caminhos públicos. Portanto,  devem estes ser recolhidos ao abrigo de animais e retirados pelo seu proprietário/tutor em até 5 dias, mediante pagamento do de multas e taxa de administração podendo chegar a R$1.000,00.

A não retirada no prazo estabelecido, poderá a municipalidade promover hasta pública, ou seja, leilão. Para denúncias de animais de grande porte soltos em vias, o telefone é o 3643-2664, 24 horas. 

anuncio