Monteiro Lobato sera contemplada com projeto Eficiência Energética da EDP

Economia de energia da cidade com a iluminação será em torno de R$ 79 mil reais por ano


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Monteiro LobatoIgreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Monteiro Lobato (Foto : AgoraVale)A cidade de Monteiro Lobato foi contemplada na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP. O evento de assinatura do contrato com o município ocorreu ontem (17), com a presença da EDP e Prefeitura Municipal.

Com essa parceria, Monteiro terá 100% das lâmpadas de iluminação pública substituídas pela tecnologia LED, que é mais eficiente, econômica e sustentável. Santa Branca foi o primeiro município da região a ser contemplado pela Chamada Pública da EDP, com a eficiência energética em 100% do acervo de iluminação das vias.

O projeto realizará a substituição de 596 pontos de iluminação por lâmpadas LED e instalação de um sistema fotovoltaico no posto de saúde, com a implantaçãoserá possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação em 207 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 86 famílias.

Outra vantagem, segundo Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP, é que há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema utilizado. O novo modelo também gera menos impacto ambiental?por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

"Sabemos que a iluminação pública e o posto de saúde estão intimamente ligados à segurança pública e bem-estar da população e, com a economia gerada por meio das novas tecnologias será possível direcionar os recursos em benefício dos habitantes do município", ressalta Luciano Cavalcante. 

Para a cidade, os projetos de eficiência energética trarão uma economia de energia em torno de R$ 79 mil reais por ano. A substituição dos equipamentos terá início no mês de fevereiro de 2019, com conclusão prevista para 3 meses.