Os vestidos mais famosos do cinema

Conheça os modelos que se tornaram verdadeiros símbolos de filmes


Há quem assista filmes pelo elenco, pela trama e, também, pelo figurino. Tanto é verdade que alguns modelitos expostos nas telonas ganharam o coração de muitas pessoas, e marcaram época, ficando registrados na memória dos cinéfilos mais dedicados.

Se você se enquadra neste grupo e quer relembrar os modelos mais marcantes, confira uma seleção dos principais vestidos que são verdadeiros símbolos de grandes clássicos do cinema:

E o Vento Levou (1939). Muitíssimo famoso, o clássico filme de 3 horas e 58 minutos revela um dos vestidos mais emblemáticos e participantes da história do cinema. Feitos da cortina da casa de plantação da trama, o modelo era verde, com volume e usado para atrair e seduzir Rhett Butler. Em Beverly Hills, o belíssimo vestido foi leiloado por 137 mil dólares.

O Mágico de Oz (1939). Outro clássico do ano de 1939 foi O Mágico de Oz. O vestidinho xadrez azul de Dorothy foi escolhido entre muitos outros figurinos diferentes, e o sucesso foi marcante. Hoje, o mesmo modelo usado pela atriz tem valor estimado em 180 mil euros.

Gilda (1946). Usando um vestido preto sem alças, enquanto cantava "Put the Blame on Mame", no filme Gilda, a protagonista da trama trouxe ao mundo o modelo "femme fatale", um símbolo marcante de sexualidade feminina, poderosa e perigosa. O modelo ficou avaliado em 60 mil dólares.

O Pecado Mora ao Lado (1955). Uma das cenas mais clássicas do cinema foi protagonizada por um vestido branco de saia esvoaçante no corpo de Marilyn Monroe. O clássico momento do vento vindo da grade do metrô, fazendo com que a personagem se esforçasse para segurar o vestido é uma das imagens do cinema mais facilmente reconhecidas ao redor do mundo. Este mesmo modelo, em 2011, foi leiloado em 5,6 milhões de dólares.

Bonequinha de Luxo (1961). No ano de 61, Audrey Hepburn estreava no filme Bonequinha de luxo com um belíssimo vestido preto decorado com um colar de pérolas, criado pelo designer Givenchy. Marcante, a grande maioria da população consegue reconhecer o filme pela imagem do vestido, à primeira vista. Após o sucesso, um dos modelos está em exibição no Museu de Cinema de Madri, outro foi leiloado por 807 mil dólares, em 2006, e o original -- costurado à mão -- foi arquivado pela marca Givenchy.