Os desafios do Poker no terceiro setor

O poker é uma grande oportunidade de trabalhar tanto com o lado celestial como também com o lado diabólico da mente


Scott Wellenbach é um dos nomes responsáveis por trazer o poker mais perto do terceiro setor. Ele é um jogador de poker profissional que aos 67 anos de idade recentemente ganhou quase 700 mil dólares doando todo este valor para caridade. Scott nasceu e vive em Canadá, atualmente na cidade de Halifax.

Scott, no entanto, não é um jogador de poker comum já que ele é budista. Ele vem jogando poker há alguns anos e foi durante um campeonato nas Bahamas que ele ficou em terceiro lugar levando esta pequena fortuna.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que ele doa seus ganhos para a caridade, mas sim a primeira vez que ele ganha uma quantidade expressiva de dinheiro. Como Scott é praticante do budismo e grande parte de sua vida é a meditação, ele não precisa de dinheiro, afirmou Scott.

Quando ele não está meditando ou jogando poker, ele está trabalhando com tradução de documentos escritos nas línguas sagradas tibetanas budistas, tendo uma posição de destaque já que ele é chefe do departamento de traduções. A sua vida no budismo começou com sua insatisfação com a vida. Já a sua vida como jogador de poker começou e 2010 quando ele ganhou uma viagem gratuita para Las Vegas.

Antes de ter ganho quase 700 mil dólares, em um jogo de poker valendo prêmio em dinheiro, ele já tinha ganhado mais de 70 mil dólares de uma vez. Ele é humilde dizendo que ainda tem muito para aprender já que está competindo com outros grandes jogadores.

Esta é uma história que ficou muito famosa em todo mundo devido ao fato dele ser um jogador de poker budista, e muitos jornalistas perguntaram como Scott consegue conciliar os dois lados de sua vida.

Um lado da sua vida é de extrema paz e que leva em consideração o sentido da vida, e o outro lado da sua vida é de extrema instabilidade já que há uma grande adrenalina envolvendo o poker ainda mais em um campeonato.

Scott respondeu que ele lida com uma grande dificuldade, já que ele se preocupa com as pessoas que não jogam com responsabilidade e com o discernimento que ele tem. Dessa maneira, ele se sente melhor jogando poker e ganhando campeonatos mas doando seus prêmios para caridade.

Entre as organizações de caridade a que ele doa estão: Oxfam, Médicos sem fronteira e também várias entidades budistas. Para Scott, o poker é uma grande oportunidade de trabalhar tanto com o lado celestial como também com o lado diabólico da mente, sendo que o jogador é que escolhe para qual lado ele quer ir.

Scott ainda adiciona que para ele o poker é um microcosmo das contradições da existência, já que o jogador pode estar ganhando em um minuto, e de seguida, estar perdendo em outro. O jogador está dessa maneira entre o medo de perder e a esperança de ganhar.

Ou seja, Scott mostra que é possível ser uma pessoa com gostos muito distintos e levar uma vida balanceada e equilibrada, já que ele não se deixa levar nem para um nem para outro, combinando as suas atividades de forma a levar uma vida segundo os seus valores, a sua moral e a sua ética.