O que você precisa saber sobre inteligência artificial

IA já faz parte do dia a dia de muitos usuários ao redor do mundo


A inteligência artificial é um dos temas mais populares entre as histórias de ficção científica desde os anos 80. Porém, é possível perceber que isso já deixou de ser coisa apenas de histórias de ficção, pois cada vez mais a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia, ainda que não fique tão evidente.

De modelos de aspirador de pó a geladeiras, que conseguem contar o que tem em seu interior, há diversas maneiras com que a inteligência artificial vem sendo usada, trazendo mais tecnologia e praticidade para o dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Quer saber mais sobre a inteligência artificial e como ela já está na sua vida? Veja alguns fatos abaixo.

Inteligência artificial não é uma novidade

As pesquisas sobre inteligência artificial começaram há muito tempo. Os primeiros pesquisadores começaram a trabalhar em cima deste assunto já na década de 1950. O grande nome desse período é do pai da computação, Alan Turing, que escreveu um artigo sobre computadores e inteligência.

A partir de suas ideias, foi criado um teste para medir a inteligência dessas máquinas, criando um novo padrão do que seria considerada uma tecnologia realmente inteligente.

Dados passaram a ser valiosos

A principal maneira de "alimentar" esses produtos inteligentes são os dados de seus usuários. Desde 2010, os dados passaram a ser cada vez mais comercializados como um bem precioso, pois são eles que ajudam essas máquinas a pensar estratégias - desde oferecer os melhores produtos até prover um melhor atendimento e esclarecimento de dúvidas.

A capacidade dessas máquinas - de colher, processar e gerar novas informações a partir dos dados - tornou possível criar tecnologias mais personalizadas para atender a diferentes necessidades.

Entretenimento do seu jeito

A inteligência artificial também permite que aplicativos e plataformas de entretenimento consigam oferecer opções de acordo com o perfil de cada usuário. Sejam opções de stream de música ou de filmes e séries, a partir do comportamento dos usuários, eles conseguem sugerir novos conteúdos ou até mesmo criar conteúdos específicos - como foi o caso do sucesso da Netflix "Stranger Things", série criada a partir dos conteúdos de maior sucesso entre os usuários.

Níveis da inteligência artificial

Existem diferentes tipos de inteligência artificial. Entre as mais sofisticadas, pode haver uma interação melhor entre os usuários e as máquinas. Já entre as mais simples pode ser necessário que elas sejam operadas com algum tipo de supervisão, para garantir a melhor eficiência.