O que é mais saudável: cachorro-quente ou hambúrguer?

Tudo depende dos adicionais e da composição do item principal


Manter uma dieta saudável e equilibrada de nutrientes deveria ser a meta de todas as pessoas. Mas, se você não tem nenhum problema de saúde, tem a permissão para, de vez em quando, sair dessa rotina e comer lanches que teoricamente possuem baixa quantidade de nutrientes. Esse é o caso do hambúrguer e do cachorro-quente. E, nesse cenário, pode surgir a dúvida: qual deles é o menos prejudicial?

Há ainda outro fator que colabora para o consumo de fast-food: a rotina atribulada dos cidadãos em cidades urbanas. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 16% das pessoas que vivem no Brasil trocam o almoço ou o jantar por sanduíche, cachorro-quente ou outros alimentos muitas vezes ricos em sódio e gordura saturada. De fato, dependendo da situação, as opções são restritas e é necessário fazer uma escolha.

De forma geral, não é possível cravar qual é a melhor refeição do ponto de vista da saúde sem saber quais adicionais foram acrescentados e a composição do item principal (hambúrguer ou salsicha). Cada combinação pode surtir um efeito, mas o primordial é saber que você não precisa eliminar totalmente esses alimentos da dieta. É só não transformar a exceção em regra.

Sabe-se que um hambúrguer comum em pão tradicional, com queijo, alface e tomate, pode ter 730 calorias, 45 gramas de gordura e 1.000 miligramas de sódio. Só essa refeição corresponde por boa parte do que o organismo precisa de gordura e sódio ao longo do dia, mas é possível tornar o lanche mais saudável. Em vez da carne bovina, você pode usar frango, salmão, um hambúrguer vegetariano ou até mesmo de Whey Protein. Nunca se esqueça de incluir uma boa variedade de salada: alface, cebola, tomate, pepino, rúcula, entre outros.

O cachorro-quente, por sua vez, possui um fator complicador: a salsicha. Ela é feita de carne processada e possui aditivos para que possa durar muito mais tempo do que seria o habitual. Algumas pesquisas, inclusive, já mostraram que o excesso do consumo dessa carne pode causar sérios prejuízos à saúde. Um lanche simples, com apenas uma salsicha, pão e molho simples, tem 290 calorias, podendo chegar a 580 calorias, com a adição de mais molhos e ingredientes.

Pão integral e molho de tomate caseiro o tornam mais saudável. Mas, de acordo com o nutricionista Diogo Círico, da Growth Supplements, nem essa alteração é capaz de amenizar a má qualidade da carne. "Mesmo que sejam comparados salsicha e hambúrguer comercial comprado no mercado, o hambúrguer é melhor porque terá menos aditivos químicos e maior porcentagem de proteínas em relação aos demais macronutrientes", explica.