Número de mulheres habilitadas em motos cresce 50% no Brasil

Praticidade, sensação de liberdade e custo-benefício são os principais motivos para o crescimento do interesse feminino em duas rodas


Nos últimos sete anos (2012 - 2019), o total de mulheres habilitadas para pilotar motos cresceu 50%, de acordo com números do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito. Entre os motivos para este crescimento na categoria, até então com interesse majoritariamente masculino, destacam-se a praticidade de locomoção, a sensação de liberdade e o custo-benefício de ter uma moto ao invés de um carro.

De acordo com a diretora de Planejamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Lorena Moreira, em entrevista ao jornal O Povo, "A mulher, na medida em que se coloca e se envolve mais no mercado de trabalho, vai criando independência e se desafiando".

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) destaca que as fabricantes de motocicletas têm desenvolvido produtos que se encaixam perfeitamente nas necessidades das mulheres, como o Scooter. "Embora as mulheres prefiram este tipo de moto, também pilotam motos de média e alta cilindrada", afirma.

O modelo Scooter é, sem dúvidas, o mais buscado entre as mulheres por suas funcionalidades, como transmissão automática tipo CVT, o que torna a pilotagem mais simples uma vez que não exige troca de marcha. Outros atributos também contribuem para esta escolha, como o espaço sob o banco, a altura da moto (menor que as convencionais), porta-trecos e uma proteção oferecida pelo escudo frontal que ajuda a limitar os efeitos da chuva, sujeira e frio nos pés. 

Obviamente, além das fabricantes de motocicletas que aproveitaram para reformular parte das produções e ampliar opções para atender ao público feminino, os produtores de capacetes também viram uma ótima oportunidade de negócio, ampliando os modelos de capacete feminino

Opções diferenciadas, nas cores e na tecnologia de segurança, ganharam o mercado. Atualmente, já é possível encontrar opções de capacetes mais leves, com tecnologia termoplástica de alta pressão (ABS) que minimiza os impactos em todos os lados, forração em tecido hipoalergênico e com engate rápido, além dos modernos modelos abertos e com designs especialmente criados para elas. 

Outro grande diferencial das mulheres sobre duas rodas, é a tranquilidade. Lorena Moreira revela que as mulheres são mais cuidadosas no trânsito: "O uso do veículo por mulheres envolve mais cautela. De forma geral, elas se envolvem em menos acidentes que os homens", destaca.