Novena prepara fiéis para celebração do Natal no Santuário de Aparecida

Celebrações foram pensadas para refletir sobre a relação entre o Batismo Cristão e o Nascimento de Jesus


O Natal é a segunda data mais importante do calendário católico, ficando atrás apenas da Páscoa. Por esse motivo, tradicionalmente, os fiéis se preparam para viver as comemorações natalinas com diversas atividades. Pensando nisso, o Santuário Nacional realiza pelo quarto ano consecutivo a Novena de Natal na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. As celebrações começam na próxima sexta-feira (14) e seguem até o dia 24 das 8h15 às 8h45, com exceção dos dias 16 e 23, quando não haverá cerimônias.

Diariamente uma motivação diferente será refletida, tendo como base o tema geral da Novena deste ano: "O Senhor nos recria em seu amor".

"Neste ano, pensando no Natal de Jesus como complemento de uma grande celebração batismal, pensamos a Novena preparatória a partir das leituras que são feitas na cerimônia da Vigília Pascal. Desta forma, em cada encontro rezados, faremos o caminho entre a Obra da Criação e o Mistério da Encarnação do Filho de Deus", explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Os textos oracionais utilizados durante as cerimônias foram preparados e pensados para introduzir os fiéis no mistério do nascimento de Cristo. Eles estão disponíveis no livreto da Novena , editado pelo Santuário Nacional. Além de ajudar os fiéis presentes na Basílica a acompanharem o ritual, a publicação também é destinada às comunidades que desejam se preparar em grupo para as comemorações natalinas.

"Serão nove encontros com Jesus, a Palavra que se fez carne e habitou entre nós; nove lâmpadas que o Poderoso acendeu na vida da humanidade até chegar a Luz Eterna que nunca se apaga. Esperamos que em cada encontro, as pessoas possam sentir a força divina agindo em favor da vida plena que o Senhor faz brotar em favor de seu povo", destaca padre João.

O livreto pode ser encontrado nos balcões do Santuário Nacional, na Loja Oficial, Casa das Velas ou ainda pelo site www.lojasantuarionacional.com.br. Já as reflexões baseadas nos temas diários estarão disponíveis gratuitamente no portal a12.com.