Negociação entre trabalhadores de Pindamonhangaba e Tenaris Confab busca evitar demissão em massa

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, o acordo é resultado de dois meses de negociação


Um acordo inédito, semelhante a um plano de demissão voluntária, foi assinadao pelos trabalhadores da Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, para evitar demissões em massa na unidade Tubos, no bairro Cidade Nova. Os trabalhadores aprovaram o acordo na tarde desta quarta-feira (17).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o excedente é de 120 pessoas. Segundo Herivelto Vela, presidente da entidade, o acordo é resultado de dois meses de negociação após uma greve realizada em maio, quando a empresa afirmou que não poderia fazer uma nova etapa de lay-off.

"Foi uma proposta construída que só foi possível pela mobilização dos trabalhadores. Foi assim que conseguimos segurar esses empregos nesses dois meses e assim que conseguimos esse acordo inédito, resultado de um esforço enorme para evitar demissões aqui em Pinda. É um valor considerável para quem aderir. Torcemos para que novas obras se confirmem e a produção melhore", disse Vela.

O modelo criado se chama ORA (Oferta de Rescisão por Acordo), que valerá apenas para trabalhadores horistas. Nesse modelo, os trabalhadores foram divididos em quatro grupos, conforme o estado de saúde de cada um e o vínculo de sua doença com o trabalho. Por exemplo, trabalhadores com estabilidade de emprego já reconhecida pela Justiça poderão receber um salário base por cada ano de trabalho mais 1,5 salário para cada ano que faltar para completar 65 anos de idade ou 35 anos de contribuição.

O prazo para adesão será de 14 dias, a contar dessa quarta-feira, dia 17. Atingindo a meta de 50 adesões a empresa também irá pagar convênio médico por um ano de após a rescisão.

A Tenaris Confab emprega cerca de mil trabalhadores nessa unidade na fabricação de tubos de aço para o setor petrolífero.

O que diz a Tenaris - Em nota, a assessoria da indústria Tenaris confirmou que irá adotar um programa de desligamento incentivado para funcionários do público operativo, denominado Oferta de Rescisão por Acordo, com o objetivo de adequar o quadro de funcionários à situação atual da carteira de produção.

"O acordo engloba o pagamento de obrigações legais, além de benefícios específicos, e os interessados poderão fazer o pedido de adesão no período de 22/07 a 02/08. A empresa informou que irá analisar todos esses pedidos e não limitou o número de vagas."