Moradores de São José dos Campos aprovam chegada das bikes à região sul

Agora, a cidade passa a contar com 1.000 bicicletas, 900 da Yellow e 100 da Samba, além de 835 patinetes compartilhados


A chegada das bicicletas compartilhadas à região sul de São José dos Campos foi uma grata surpresa para os moradores. No último sábado (8), a empresa Yellow anunciou a ampliação do número de equipamentos na cidade e a expansão da abrangência do serviço.

Agora, quem passa pela avenida Andrômeda, um dos principais corredores viários da cidade, e outras vias da região, pode ver de longe uma "amarelinha" na ciclovia. As bicicletas também estão em um trecho da avenida Cidade Jardim, na região do Vale Sul Shopping, englobando algumas ruas do bairro Jardim Satélite, Residencial Cidade jardim e Floradas de São José, até a avenida Iguape.

Morador do Jardim Satélite, Hugo Dias, de 32 anos, usou pela primeira vez o serviço. "Foi fácil e super tranquilo (usar o aplicativo). É muito legal a vinda delas para cá. Estou indo para o shopping. Ficou mais barato que de ônibus e ainda faço um exercício. Vai ajudar bastante", disse. "Minha mãe vai usar hoje também pela primeira vez", completou.

As amigas Jaciane Pereira dos Santos e Pietra Fernandes, de 19 e 16 anos, respectivamente, também aprovaram a chegada das bicicletas ao bairro. "Usei pela primeira vez e achei ótimo. Vai me ajudar muito. Hoje, desço da van da faculdade e vou a pé para a minha casa, num percurso em torno de 15 minutos. Com a bicicleta vou chegar bem mais rápido", afirmou Jaciane, moradora do Jardim Satélite.

A colega, Pietra, já havia utilizado as bicicletas compartilhadas e também irá se beneficiar delas na zona sul. "Já usei em outros bairros e gostei da vinda pra cá. Vou para o curso de inglês em uns 25 minutos a pé. Agora, de bicicleta, devo fazer em menos de 10 minutos", contou a também moradora do Jardim Satélite.

As bicicletas na zona sul irão ajudar a moradora do Bosque dos Eucaliptos, Thais Graziela, de 25 anos. "Já sou usuária do serviço, mas hoje estou sem bicicleta em casa. Então, irá me ajudar muito, além de ser uma delícia pedalar por aqui. Vou poder ir até o shopping, onde faço academia", afirma.

Transporte Sustentável

A Prefeitura incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população. Agora, a cidade passa a contar com 1.000 bicicletas, 900 da Yellow e 100 da Samba, além de 835 patinetes compartilhados.

Além da região sul, atualmente o sistema atende no centro expandido da cidade, além de 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Em São José dos Campos, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.