Mobilidade urbana e proteção ambiental foram temas do Plano Diretor de Jacareí

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o instrumento pelo qual o poder público orienta o desenvolvimento da cidade como um todo


Vista aérea parcial de Jacareí, com São Jose dos Campos ao fundoVista aérea parcial de Jacareí, com São Jose dos Campos ao fundo (Foto : Crédito: PMJ)

Uma audiência pública realizada na noite de terça-feira (16) na EMEI Prof. Antônio Lellis Vieira, no bairro Parque Califórnia, debateu melhorias na região leste de Jacareí. Entre os principais pontos explorados, destacaram-se as questões de mobilidade urbana, proteção ambiental, infraestrutura e, ainda, a inserção de áreas de lazer e atividade esportivas e de recreação na localidade.

O evento contou com cerca de 60 pessoas e teve a presença da secretária de Planejamento, Rosa Sasaki, da presidente da Câmara Municipal, Lucimar Ponciano, servidores municipais e moradores da região. Os munícipes presentes participaram dando sugestões e realizando questionamentos para os representantes da administração, que prontamente responderam as dúvidas e registraram as recomendações.

Determinado em lei municipal, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o instrumento pelo qual o poder público orienta o desenvolvimento da cidade, em áreas como social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades e desejos dos cidadãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.

Como a cidade e as pessoas que nela habitam estão sempre mudando e se desenvolvendo, é necessário também que a lei do Plano Diretor seja revista periodicamente, com o objetivo de readequar as propostas às novas realidades. Essa revisão periódica é um compromisso coletivo que deve ser firmado entre o Poder Público (Prefeitura), a população e o setor privado (as empresas, entidades de maneira geral), que desejam melhorias para as regiões e a cidade como um todo.

No site: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor está disponível para consulta a Cartilha do Plano Diretor, dando orientações sobre as propostas em discussão.

Dúvidas, sugestões e propostas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: planodiretor@jacarei.sp.gov.br.