Militares realizam Operação Hiperion para inspeção de material explosivo no estado de São Paulo

Operação emprega aproximadamente 800 militares, reforçada por efetivos dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública e de fiscalização tributária




O Comando Militar do Sudeste (CMSE), a 2ª Divisão de Exército (2ª DE) e a 2ª Região Militar (2ª RM), realizam nesta quinta-feira (21) a Operação Hiperion em todo o Estado de São Paulo com o objetivo de inspecionar materiais explosivos e correlatos. A inciativa envolve ações por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) que é quem controla todo o material explosivo e armamento em território nacional.

A operação envolve militares que têm como missão apresentar relatório sobre o ciclo de vida dos materiais explosivos encontrados em todo o estado. Procedimentos como a verificação da documentação, condições de segurança, controle da produção e estoque, armazenamento, comercialização e transporte, bem como a utilização de explosivos são algumas das ações que serão realizadas, tudo de acordo com as normas em vigor.

Nesta operação, estão envolvidas tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Campinas) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve - Aeromóvel  (Caçapava). A operação emprega aproximadamente 800 militares, reforçada por efetivos dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública e de fiscalização tributária, dentro do conceito operacional de ação conjunta entre as agências.

Vale destacar que os militares empregados na Operação Hiperion atuam empenhados em preservar as empresas que agem de acordo com a legislação vigente e coibir ou reprimir a fabricação ilegal, armazenamento inadequado e falta de controle de explosivos. Da mesma forma, empresas que estiverem agindo fora da lei serão  autuadas nas esferas administrativas, judiciária e tributária.

A fiscalização de produtos controlados é realizada de forma rotineira pelo Exército Brasileiro, com respaldo no decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000, e na portaria nº 255, de 27 de fevereiro de 2019.