Metalúrgicos da GM aceitam salários congelados em troca de investimento na empresa

Negociação também selou a disposição da empresa em manter o complexo na cidade


Em assembleia, nesta quinta-feira (7), trabalhadores da  General Motors de São José dos Campos aprovaram a proposta apresentada pela montadora com a contrapartida de novos investimentos na planta do Vale do Paraíba. O acordo prevê, entre outros itens, o congelamento dos salários, com a condição de que a fábrica local tenha um aporte de pelo menos R$ 5 bilhões.

Ficou pacificado nessa negociação que a empresa se compromete a manter o complexo na cidade. A assembleia começou por volta das 15h e reuniu cerca de 4 mil trabalhadores dos dois turnos da fábrica, com aprovação por ampla maioria.  A votação foi conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e aprovado por cerca de 90% dos trabalhadores.

"O Sindicato é contra qualquer medida que penalize os trabalhadores, mas respeitamos a decisão da assembleia, que é soberana. Agora vamos nos manter firmes na cobrança para que a GM cumpra o acordo e traga o investimento de R$ 5 bilhões para a fábrica local. Também vamos lutar pela manutenção dos postos de trabalho e estabilidade no emprego", afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

Foram realizadas seis reuniões entre o Sindicato e a GM, no período de várias semanas. Como resultado, a  GM desistiu, por exemplo, de aumentar a jornada de 40 para 44 horas semanais e adotar a terceirização irrestrita na fábrica. Dez cláusulas flexibilizam direitos mas, no acordo a montadora assegura a viabilização de um novo projeto para a fábrica de São José dos Campos.