Indicativos de que está na hora de formatar o celular

Confira os sinais de quando a formatação do celular é necessária


Cada vez mais, os aparelhos celulares têm se tornado um item essencial para a maioria das pessoas. Com funções avançadas que podem até substituir um computador, esses eletrônicos se tornaram uma das principais ferramentas de trabalho, estudo e lazer de pessoas de todos os tipos, que dependem do seu bom funcionamento. Entretanto, com o passar do tempo, é comum que o celular comece a apresentar sinais de uso, o que pode prejudicar o seu desempenho.

Uma das maneiras indicadas que podem ajudar a resolver os sinais de desgaste no aparelho é a formatação, processo que apaga tudo e restaura o celular às configurações de fábrica, limpando arquivos que dificilmente são deletados manualmente, além de solucionar outros erros. Caso realizar a formatação não resolva os problemas, pode ser necessário comprar um celular novo, já que a o mau desempenho pode estar associado a um aparelho obsoleto. Confira alguns sinais de que está na hora de realizar a formatação no seu celular.

Travamento

Em celulares com bom desempenho, os aplicativos e arquivos abrem sem muita dificuldade, respondendo de maneira eficiente aos comandos do usuário. Entretanto, celulares com maior tempo de uso podem apresentar travamentos, o que dificulta a realização das tarefas do dia a dia. Além da dificuldade de iniciar programas, a tela do celular pode ficar congelada em alguns momentos - sinal claro de que está na hora de formatar.

Temperatura alta

Outro indicativo de que está na hora de realizar a formatação é o aumento da temperatura do celular, mesmo durante a execução de funções simples, como em ligações ou na reprodução de vídeos. Isso acontece principalmente por conta dos aplicativos rodando em segundo plano - quando, mesmo fechados, continuam ativos de certa forma -, usando recursos do aparelho. É possível desativar essa opção nas configurações do celular, porém, em casos mais graves, pode ser necessário formatar o celular.

Bateria descarregando rápido

Ainda que o desgaste da bateria seja um problema esperado em aparelhos com muitos anos de uso - e normalmente só é resolvido com a troca da bateria ou do aparelho em si -, formatar o aparelho pode diminuir a intensidade do problema, adiando a troca de aparelho para quem não pode realizar esse investimento no momento. Em alguns casos, o problema da bateria pode estar, sim, ligado ao sistema do celular, e a formatação pode trazer bons resultados para a duração da bateria.

Memória cheia

Um problema que acontece principalmente no celulares iPhone é a memória cheia com arquivos de sistema ou "outros", que incluem histórico de navegador e cachê e dificilmente conseguem ser deletados pelo usuário. Assim, a maneira mais eficiente de liberar o espaço que não está de fato sendo usado com arquivos ou programas é realizando a formatação.

Cuidados ao realizar a formatação

Restaurar o celular às configurações de fábrica faz com que tudo o que está armazenado no celular seja deletado. Assim, é essencial efetuar o backup antes do processo de r estauração, evitando que coisas importantes sejam perdidas. Em muitos celulares, é possível fazer um backup automático do aparelho, em que todos os arquivos são enviados para a nuvem de armazenamento na internet e podem ser "puxados" novamente para o celular. Também é possível realizar o backup manual, conectando o celular no computador e transferindo os arquivos, salvando o que for importante.