Igualdade de gêneros e representatividade no Natal: Mamãe Noel assume o trono do Papai Noel em shopping de São José

Em campanha, Colinas Shopping mostra Mamãe Noel empoderada, como presidente das Fábricas de Doces e Presentes da Família Noel


Agora é a vez dela, a Mamãe Noel! Em sintonia com as ações do mês da mulher, que todo ano coloca em debate temas relacionados ao feminismo (e que já contou com convidadas como Clarice Falcão e Fernanda Young), o Colinas Shopping apostou em um formato diferente na campanha de Natal deste ano: uma Mamãe Noel assumiu o trono do Papai Noel. 

Para ir além da tradição, que apresenta a Mamãe Noel sempre ao lado do trono ou como assistente do Papai Noel, o centro de compras de São José dos Campos (a 90 quilômetros da capital São Paulo), reservou um horário exclusivo só para a Mamãe Noel. A ação surtiu efeito e atraiu a atenção principalmente do público feminino. 

"Quando as mulheres me veem no trono, ficam surpresas e felizes. Pedem para tirar foto e sempre elogiam por eu estar trabalhando, assim como o Papai Noel", afirma Sueli de Jesus, 54 anos, que é a Mamãe Noel do Colinas Shopping. "Já as meninas, sinto que entendem que podem ser o que quiserem. Elas podem crescer e quem sabe também ser uma Mamãe Noel e entregar presentes. Não é um sonho só para os meninos."

Outro público que tem interagido com a Mamãe Noel e elogiado a iniciativa, conta Sueli, é o LGBT. "Eles comentam que tinham vergonha, muitas vezes, de tirar foto com o Papai Noel. Mas com a Mamãe Noel, ficam à vontade."

Além do atendimento ao público na Praça de Eventos do Colinas Shopping, a Mamãe Noel também é uma das estrelas comerciais do Natal do centro de compras. O tema da campanha, a Doce Magia do Natal, apresenta um negócio de família, com Fábrica de Presentes e Fábrica de Doces. Enquanto o Papai Noel sai para entregar os presentes, a presidente Mamãe Noel cuida dos negócios, supervisionando todas as atividades. 

"Sentimos que é importante falarmos de representatividade, não somente no mês da Mulher, mas envolver esse assunto em outras campanhas. No Natal, pensamos que a Mamãe Noel poderia levar essa mensagem, que as mulheres também representam a magia do Natal, seja entregando presentes ou cuidando para que tudo saia perfeito. Nas novas constituições familiares, temos muitas mamães que dão conta de tudo isso no dia a dia sozinhas", explica Margarete Sato, gerente de marketing do Colinas Shopping.

Estreante no papel, Sueli se diz realizada pelo contato com o público e por colaborar com o debate sobre a igualdade de gêneros. Prestes a se aposentar e apaixonada por crianças, o papel de Mamãe Noel aconteceu por acaso. "O Colinas apresentou a demanda e uma agência chegou a mim, muito pelos traços físicos. Com o apoio da minha família, aceitei participar e descobri uma nova profissão, talvez", conta ela, que já pensa em manter a carreira como modelo. "Já surgiram novos convites."