Cidades da região têm paralisações e manifestações em dia de greve geral

Os principais atos acontecem nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí


A greve geral organizada pelo Sindicatos em todo o país nesta sexta-feira (28) atingiu diversos serviços da região do Vale do Paraíba desde o começo desta manhã. As cidades com mais atos são São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Jacareí.

A manifestação é contra a reforma trabalhista e da Previdência, a terceirização e contra o presidente Michel Temer. O protesto reuniu sindicato dos Metalúrgicos, os representantes dos Correios, Bancários, químicos, alimentação e transportes também participaram do ato. 

Diversas fábricas na região dispensaram os funcionários do trabalho nesta sexta para evitar confrontos durante a entrada de funcionários. Além de paralisação nas fábricas, garagens de ônibus, bancos e comércios, estão programadas manifestações públicas nas cidades da região.

São José dos Campos


Os manifestantes fecharam a via Dutra, sentido Rio de Janeiro, por volta de 7h com bloqueios de pneus com fogo na altura do km 145, próximo a Revap. O bloqueio gerou cerca de 5km de congestionamento, a pista foi liberada por volta de 8h. A Polícia Rodoviária Federal fez acompanhamento da ocorrência.

No transporte público, nenhum ônibus saiu da garagem, que teve a saída interditada por manifestantes. As entradas de fábricas como Embraer, Revap, GM e Hitachi também foram fechadas. Haverá ainda atos na Praça Afonso Pena, às 10h e 16h.

Pindamonhangaba
A empresa Viva Pinda está funcionando normalmente no transporte coletivo em todas as linhas da cidade.

O Sindicato realizou um ato nesta manhã e fechou as estradas de acesso as principais fábricas da cidade - rodovia Vereador Abel Fabrício Dias SP-62, no bairro Jardim Morumbi, a avenida Manoel César Ribeiro, no bairro Santa Cecília e a Estrada Municipal do Atanázio, porém o ato foi encerrado por volta de 8h. Ainda está prevista manifestação do Sindicato na Praça Monsenhor Marcondes, a partir das 10h. E às 14h, no mesmo local, está prevista uma manifestação organizada pela APEOESP.

Durante a madrugada, por volta de 4h, a Polícia Militar apreendeu um veículo com diversos pneus e combustível na Avenida Fortunato Moreira. O condutor do veículo teria informado a polícia que foi contratado pelo Sindicato dos Metalúrgicos para levar o material ao bairro Água Preta. O material foi apreendido.


Taubaté
Na Rodoviária Velha de Taubaté, até às 8h não havia nenhum ônibus. A Prefeitura fez um acordo com o Sindicato dos Condutores e ABC Transportes para que 30% do efetivo circulasse, porém a empresa informou que os motoristas não quiseram sair, paralisando totalmente o movimento.

A Prefeitura autorizou 52 veículo do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) a fazer todas as linhas da cidade e 284 taxistas a fazer lotação, com o preço de R$ 3,30 por passageiro e também estão autorizados a parar em pontos de ônibus.

Jacareí
O transporte público e escolar está totalmente parado em Jacareí. A Prefeitura confirmou que a empresa não vai obrigar a saída de ônibus para evitar depredações. Os serviços municipais estão funcionando normalmente.

Litoral
No Litoral Norte, as informações são de manifestação em frente a Petrobrás, em São Sebastião, uma faixa da pista foi interditada por manifestantes. A PM negocia a liberação da via.