Galinhas d'angola ajudam no combate a escorpiões em cemitério de SJC

As galinhas foram doadas e estão sendo testadas no controle de escorpiões. Elas ficarão em um viveiro que será mantido aberto no local, com alimento e água, em período de adaptação de ambiente




Seis galinhas d’angola foram soltas no Cemitério Maria Peregrina, na região norte de São José dos Campos, para ajudar no controle de escorpiões. A medida foi tomada pela Prefeitura após solicitação dos moradores vizinhos ao cemitério.


As galinhas foram doadas e estão sendo testadas no controle de escorpiões. Elas ficarão em um viveiro que será mantido aberto no local, com alimento e água, em período de adaptação de ambiente. As galinhas d’angola são muito usadas pela população como predadoras naturais dos aracnídeos. A praga urbana tem afetado várias cidades brasileiras, principalmente no período de verão.

Caso o uso das galinhas funcione, a medida pode acontecer em outros cemitérios da cidade com o mesmo problema. Além disso, também existe um trabalho de captura de escorpiões. Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses e uma equipe do Instituto Butantã vem até a cidade para recolhê-los. O veneno dos escorpiões-amarelos – identificados pelo Butantã como Tityus serrulatus é utilizado para fabricação de soro.

A manutenção dos cemitérios de São José dos Campos é feita pela URBAM.